Os manifestos de resistência em discursos de professores de Educação Especial sobre a inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-75092

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Educacional, Resistência

Resumo

Este trabalho se interessou em pensar a manifestação da resistência no discurso produzidos por professores de educação especial sobre a inclusão educacional, especialmente significado na relação com o outro, o professor de sala de aula regular. A educação especial passa a assumir um importante papel na promoção da inclusão e no atendimento aos alunos considerados público-alvo da educação especial. Instaura-se aí a necessidade de uma relação próxima entre o professor de educação especial e os professores de salas de aulas regulares. O estudo se filia à perspectiva pós-estruturalista para pensar os modos de significação sobre a inclusão. Nessa direção também seguiu a análise de discurso na perspectiva foucaultiana, sobretudo para compreender como os sentidos de resistência, que prevalecem nos resultados, são móveis e flutuantes. Percebe-se que a manifestação da resistência no discurso docente é exercida em três momentos principais: O primeiro de enfrentamento ou de negação a inclusão, como um elemento metodológico falível e inconcebível; o segundo como uma luta a ser vencida, conflituosa e oposicionista, enfrentada, se necessário, de forma opressiva. Por fim o terceiro, e menor percepção no estudo, mas que se constituiu enquanto produção de novos significados, no sentido do exercício de uma contraconduta.

Biografia do Autor

  • Daiane Pinheiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

    Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará, PA - Brasil.

  • Ana Sofia Freire, Universidade de Lisboa

    Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa (1994). Concluiu o Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia no ISPA (1998) (JNIT Master Fellowship - PRAXISXXI/BM/6694/95). Em 2006 terminou o doutoramento em Educação (Universidade de Lisboa). Atualmente é professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa atuando na formação inicial de professores e nos programas de pós graduação em educação e em educação inclusiva, especificamente nas linhas de formação de professores em Educação Especial. 

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Os manifestos de resistência em discursos de professores de Educação Especial sobre a inclusão. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 241–259, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n2-2024-75092. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/75092. Acesso em: 26 mar. 2025.