Trilhas de Futuro

governamentabilidade, neoliberalismo e terceirização na Educação Profissional e Tecnológica em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-75003

Palavras-chave:

Educação Profissional Tecnológica, Trilhas de Futuro, Neoliberalismo, Terceirização da EPT

Resumo

O presente artigo propõe-se a analisar o discurso do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante o lançamento do Programa Trilhas de Futuro. Objetiva-se analisar os dizeres do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no lançamento do Programa Trilhas de Futuro, buscando compreender os efeitos de verdade produzidos por seus dizeres, à luz da análise do discurso franco-brasileira e de ferramentas teórico-analíticas foucaultianas. Para isso, o artigo se divide em três momentos: o primeiro apresenta as ferramentas que servirão como fio condutor da análise discursiva: governamentalidade e regimes de verdade; o segundo traz a análise discursiva; e o terceiro a problematização desse projeto e suas possíveis implicações para a Educação Profissional Tecnológica (EPT) em Minas Gerais. Como resultado, observou-se a presença de formações discursivas neoliberais, em que o discurso (re)produz verdades e opera como prática de controle e dominação social ao afirmar que a salvação dos jovens está no ensino profissionalizante, criando uma falsa escolha dos jovens sobre o seu futuro, uma vez que os cursos ofertados estão majoritariamente alinhados às necessidades das empresas. Por fim, identificou-se, nas entrelinhas, uma transferência da responsabilidade do Estado para a iniciativa privada, uma vez que são essas instituições que irão ofertar os cursos.

Biografia do Autor

  • Laís Camargo de Barros, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

    Mestranda em Educação Tecnológica no CEFET-MG. Bolsista CAPES. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias (PUC-MINAS), concluído em 2020, e pós-graduada em Direito Digital na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no ano de 2022. Desde 2022, atua como advogada, inscrita na OAB n 212.842, na empresa Juris Correspondente. Membro do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT).

  • Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

    Doutora em Educação, Mestre em Linguística Aplicada, licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Foi pesquisadora visitante na University of Sheffield (Inglaterra) e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Realizou estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Desde 2018, é servidora efetiva no CEFET-MG, onde atua como professora e pesquisadora no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) em Belo Horizonte. Realiza e orienta pesquisas na perspectiva pós-crítica, especificamente a partir dos estudos discursivos foucaultianos. É líder do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT) e membro da Rede Mineira de Pesquisa em Educação (RMPE) e de grupos de pesquisa como o Observatório de Políticas Públicas (UTFPR), Grupo de Estudos foucaultianos e Educação (Universidade São Francisco - SP). Desde 1993, atua no ensino e aprendizagem de línguas, tendo lecionado na graduação e pós-graduação em instituições do Vale do Paraíba Paulista, como FATEC, UNITAU, UNISAL e UNIFUNVIC e também em escolas de idiomas como Cultura Inglesa, Yázigi e Wizard.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Trilhas de Futuro: governamentabilidade, neoliberalismo e terceirização na Educação Profissional e Tecnológica em Minas Gerais. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 222–240, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n2-2024-75003. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/75003. Acesso em: 26 mar. 2025.