Gente igual a gente

narrativas, estórias e resistências de uma mulher trans* no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-74770

Palavras-chave:

Corpo trans*, Estórias, Narrativas, Espaço escolar

Resumo

Neste texto, analisamos as narrativas e resistências de Guerreira, uma jovem trans* e preta, no ambiente escolar. Para tanto, partimos de uma abordagem discursiva foucaultiana e neomaterialista para compreender como práticas discursivas e material-discursivas influenciam a vida de pessoas trans* em escolas específicas. Realizamos entrevistas via WhatsApp durante a pandemia de Covid-19, que serviram como base para nosso estudo qualitativo. Os resultados indicam que dispositivos de gênero e raça moldam a subjetividade e a resistência de Guerreira, revelando a complexidade das interações entre o ambiente escolar e as identidades dissidentes. Concluímos que é necessário reconfigurar práticas pedagógicas e institucionais para promover a inclusão e representatividade de pessoas trans*, sublinhando a urgência de redefinir projetos pedagógicos para celebrar subjetividades dissidentes e combater a exclusão.

Biografia do Autor

  • Bruno Henrique Machado Oliveira, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

    Doutorando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (PPGEL/UFCAT).

  • Atilio Butturi Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Docente do Programa de Pós- Graduação em Linguística da UFSC e líder do Grupo de Pesquisa no Campo Discursivo (CNPq | UFSC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (PQ2), processo 304252/2019- 0. 

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Gente igual a gente: narrativas, estórias e resistências de uma mulher trans* no espaço escolar. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 202–221, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n2-2024-74770. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/74770. Acesso em: 26 mar. 2025.