Discursos constitutivos do livro didático

instrumento mediador no ensino-aprendizagem da educação básica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-71829

Palavras-chave:

Livro didático, PNLD, Língua portuguesa, Discurso oficial

Resumo

Neste trabalho, abordamos alguns dos discursos constituidores do livro didático (LD) de língua portuguesa na conjuntura discursiva em que ele é dado a significar. Para isso, entendemos que o LD, para além de seu aspecto linguístico-multissemiótico como meio estruturador dos conteúdos destinados ao ensino-aprendizagem, é um objeto histórico e ideológico de ensino, exatamente porque se constitui de uma materialidade historicizada fundada em discursividades que criam um objeto de valor social constitutivo das perspectivas ideológicas a ele atribuídas. Partindo de uma abordagem discursiva, de orientação pêcheuxtiana e orlandiana, delineamos discussões acerca desse objeto pedagógico, tentando evidenciar os efeitos de sentido sobre a (in)utilidade desse material para o ensino de língua portuguesas, notadamente no que concerne aos questionamentos em torno de seu próprio processo de elaboração, seleção distribuição, além de realizarmos uma abordagem dos discursos oficiais acerca desses aspectos, materializados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Por fim, averiguamos que o contexto epistemológico vem, pouco a pouco, provocando, nos últimos anos, mudanças fundamentais para o aprimoramento e inovação do LD, o que resulta dizer que as impertinências discursivamente apontadas não suplantam a função que esse material tem no ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Aurílio Soares da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

    Doutorando em Linguística e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT.

  • Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do Curso de Letras e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT.

  • João de Deus Leite, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

    Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Discursos constitutivos do livro didático: instrumento mediador no ensino-aprendizagem da educação básica brasileira. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 32–63, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n2-2024-71829. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/71829. Acesso em: 26 mar. 2025.