Heterotopias negras em discursividades docentes
corpo, poder e resistências
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-71769Resumo
Neste trabalho, temos o objetivo de analisar, na série de formulações recortadas de entrevistas realizadas com duas professoras de escolas básicas, sentidos de heterotopias negras no domínio escolar. As bases teóricas visitadas para o desenvolvimento da pesquisa estão assentadas nos estudos discursivos foucaultianos, tomando com centralidade o conceito de heterotopia ou espaços-outros, sob a compreensão de que tal conceito remete a subjetivações de espaços hegemônicos recriados a partir de microlutas enfrentadas por subjetividades negadas. Entendendo que a escola se apresenta como espaço de lutas, desenvolvemos as análises apreendendo entrecruzamentos nas discursividades docentes, em que posições discursivas de estudantes também emergem remetendo-se a saberes negados no espaço escolar. Por outro lado, as análises apontam, também, para heterotopias de recriação de práticas de liberdade que indicam possiblidades outras de a escola abrir-se para outras discursividades que apenas tangenciam as margens do currículo escolar.
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