Heterotopias negras em discursividades docentes

corpo, poder e resistências

Autores

  • Diego Armando dos Santos Mota Secretaria Municipal de Educação de Marabá, Pará
  • Nilsa Brito Ribeiro Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa https://orcid.org/0000-0001-9213-1726

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n2-2024-71769

Resumo

Neste trabalho, temos o objetivo de analisar, na série de formulações recortadas de entrevistas realizadas com duas professoras de escolas básicas, sentidos de heterotopias negras no domínio escolar. As bases teóricas visitadas para o desenvolvimento da pesquisa estão assentadas nos estudos discursivos foucaultianos, tomando com centralidade o conceito de heterotopia ou espaços-outros, sob a compreensão de que tal conceito remete a subjetivações de espaços hegemônicos recriados a partir de microlutas enfrentadas por subjetividades negadas. Entendendo que a escola se apresenta como espaço de lutas, desenvolvemos as análises apreendendo entrecruzamentos nas discursividades docentes, em que posições discursivas de estudantes também emergem remetendo-se a saberes negados no espaço escolar. Por outro lado, as análises apontam, também, para heterotopias de recriação de práticas de liberdade que indicam possiblidades outras de a escola abrir-se para outras discursividades que apenas tangenciam as margens do currículo escolar.

Biografia do Autor

  • Diego Armando dos Santos Mota, Secretaria Municipal de Educação de Marabá, Pará

    Mestre pelo Programa em Dinâmicas Territorias e Sociedade na Amazônia (PDTSA), vinculado ao Instituto de  Ciências Humana da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Especialista em Políticas de Igualdade Racial na escola, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da Secretaria Municipal de Educação de Marabá, Pará. 

  • Nilsa Brito Ribeiro, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

    Professora Titular pela Unifesspa. Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Linguística pela UNICAMP. Pós-doutoramento em Linguística pela UFRGS, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-AM). Docente aposentada, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras (Unifesspa) e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Unifesspa). Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Letras da Unifesspa no período de 2006-2007.Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, no biênio 2013-2015. Coordenou, no período de 2021-2022 , o Projeto "Estudos Amazônicos, Diversidades Socioculturais ePráticas Sustentáveis", aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação - PDPGAmazônia Legal / CAPES. Coorientadora de doutorado, orientadora de Mestrado. Supervisora de de pós-doutorado. Coordena o grupo de pesquisa "Práticas discursivas: saber, poder e resistência cultural (CNPq). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: produção discursiva e dinâmicas sociais na Amazônia; linguagem,discurso e sociedade, com foco nos seguintes temas: relações de poder-saber; governamento das condutas e microlutas.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Heterotopias negras em discursividades docentes: corpo, poder e resistências . Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 5–31, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n2-2024-71769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/71769. Acesso em: 26 mar. 2025.