O governo da língua portuguesa na modernidade recente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64538

Palavras-chave:

Governo da língua, Bilinguajamento, Estudos discursivos foucaultianos, Globalização linguística

Resumo

Trata-se de um estudo que analisa a perspectiva de governo da língua na modernidade recente, visando ampliar o debate sobre as relações de ensino-aprendizagem de língua portuguesa em um contexto de globalização linguística. Para tanto, consideramos o arcabouço teórico-metodológico de Michel Foucault no quadro dos estudos discursivos (2010a; 2010b; 2010c; 2016a) e a operacionalização conceitual que vem sendo desenvolvida sobre gerenciamento linguístico na Amazônia (LAVAREDA, 2021a; 2021b). Assim, na busca de sistematizar o artigo, os procedimentos técnicos do estudo têm abordagem documental, tendo como instrumento para a produção dos arquivos da pesquisa as filigranas discursivas deixadas por alguns enunciados transversais. Almeja-se, com este texto, potencializar uma visão mais ampla sobre o conceito de língua na contemporaneidade e, em um mesmo gesto, oportunizar em que medida a arqueogenealogia pode ser compreendida como um trabalho dedicado à linguagem nessa articulação fundamental com o ensino de línguas.

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Biografia do Autor

Welton Diego Carmim Lavareda, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Letras (Área de concentração: Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto do Instituto de Letras e Comunicação (ILC-UFPA), atuando na área de ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

CARMIM LAVAREDA, W. D. O governo da língua portuguesa na modernidade recente. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 44–63, 2022. DOI: 10.14393/HTP-v4n1-2022-64538. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/64538. Acesso em: 23 jul. 2024.