A redação do ENEM e a produção de discursos a respeito da norma-padrão no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n1-2022-64365Palavras-chave:
Estudos Discursivos Foucaultianos, Instagram, Redação do ENEM, Língua PortuguesaResumo
Este artigo, à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos, tem por objetivo analisar enunciados retirados da rede social Instagram, nos quais circulam discursos acerca da exigência do uso da norma-padrão aos alunos concluintes do terceiro ano do ensino médio ao produzirem a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com vistas a verificar se há o exercício de práticas de normatização e de normalização dos sujeitos da educação frente à língua. Assim, foram selecionados quatro perfis de professores de língua portuguesa produtores de conteúdos voltados ao ENEM no Instagram e, a partir destes perfis, foram recortados quatro posts a fim de identificar, em meio à dispersão constitutiva do discurso, as regularidades presentes sobre a imposição da norma-padrão. Enquanto percurso teórico, as reflexões apresentadas estão embasadas nas analíticas foucaultianas referentes ao instrumental teórico-metodológico composto pelos conceitos de condições de possibilidade, discurso, enunciado, formação discursiva e sujeito e, também, em discussões propostas por Veiga-Neto (2000, 2013, 2014), para o diálogo com a Educação. Como resultados, constatou-se, por meio das regularidades encontradas, que os professores corroboram com a normalização disciplinar do exame e ocupam a posição de sujeito-professor capaz de moldar e qualificar o estudante para a participação no exame.
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