Conceitos Geométricos no primeiro ano escolar: manifestações em livro didático de Sistema de Ensino Desenvolvimental
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho descreve o contexto de organização do ensino em que ocorre o desenvolvimento dos conceitos geométricos no primeiro ano do ensino fundamental. Fundamenta-se na teoria histórico-cultural, em especial as orientações de Davýdov e seus colaboradores. Tem como questão: Como são introduzidos os conceitos geométricos no primeiro ano do ensino fundamental no Sistema Elkonin-Davidov-Repkin? A referência de análise é os livros didáticos do referido ano escolar produzidos pelo grupo de Davýdov e o respectivo livro de orientação aos professores. Prioriza algumas tarefas particulares que introduzem os conceitos com teor geométrico. O estudo revela que as tarefas colocam o pensamento dos estudantes em movimento para as primeiras apropriações teóricas de conceitos geométricos, como ponto, reta e segmento, que expandem para linhas (curvas, quebradas, abertas, fechadas) e comprimento. Há articulação com os componentes da aritmética e da álgebra, mediados pela relação entre grandezas.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Citas
ALEKSANDROV, A. D. Visión General de la Matemática. In: ALEKSANDROV, A. D.; KOLMOGOROV, A. N.; LAURENTIEV, M. A. La matemática: su contenido, métodos y significado. Madrid: Alianza Editorial, p. 17-91, 1976.
BUTKIN, G. A. La formación de las habilidades que se encuentran en la base de la demostración geométrica. In: TALIZINA, N. F. La formación de las habilidades del pensamiento matemático. México: Editorial Universitária Pososina, p. 151-194, 2001.
CARDOSO, F. C. O ensino da Geometria e os registos de Representação sob um enfoque epistemológico. Anais IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul, RS: UCS, 2012.
DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: Investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DAVÍDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. El desarrollo del pensamiento en la edad escolar. In: SHUARE, Marta (Org.). La Psicología Evolutiva y Pedagógica en la URSS: Antología (p. 316-337). Moscú: Editorial Progreso, p 316-337, 1987.
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.
ELKONIN, D. B. Sobre El problema de La periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: SHUARE, M. (Org.). La Psicologia Evolutiva y Pedagógica em la URSS: Antología. MFiorentinioscú: Editorial Progresso, p. 104-124, 1987.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: Unicamp, 2007.
FREUDENTHAL, H. Mathematics as an educational task. Dordrecht, The Netherlands: Reidel, 1975.
GALPERIN, P. Y.; ZAPORÓZETS, A. V.; ELKONIN, D. B. Los problemas de la formación de conocimientos Y capacidade em los escolares y los nuevos métodos de enseñanza em la escuela. In: SHUARE, M. (Org.). La Psicologia Evolutiva y Pedagógica em la URSS: Antología. Moscú: Progresso, p. 300-315, 1987.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizontes, 1978.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich Davýdov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia, MG: EDUFU, p. 315-350, 2013.
LONGAREZI, A, M. Apresentação do dossiê Formação de professores e sistemas didáticos na perspectiva histórico-cultural da atividade: panorama histórico-conceitual. Obutchénie, v.2, n.3, p.571-590, set./dez., 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47433.
LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, n. 4, primeiro semestre de 95, p. 3-13, 1995.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas, SP: Editora Autores Associados (Coleção Formação de Professores), 2006.
MENESES, R. S. Uma história da Geometria Escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
PAVANELLO, R M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Revista Zetetiké, Ano 1, n.1, p. 01-17, 1993.
PUENTES, R. V. Vida, pensamento e obra de A. V. ZAPOROZHETS: Um estudo introdutório. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia, MG: EDUFU, p. 163-201, 2013.
ROSA, J. E. Proposições de Davýdov para o Ensino de Matemática no primeiro ano Escolar: Inter-Relações dos Sistemas de Significações Numéricas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
SCHMITTAU, J.; MORRIS, A. The development of algebra in Davydov’s elementary curriculum, the mathematics V. V Davydov. The Mathematics Educator, 8(1), p. 60-87, 2004.
SOUSA, M. B. (2013). O ensino do conceito de número: objetivações nas proposições davydovianas e formalista moderna. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2013.
TALÍZINA, N. F. La formación de la actividad cognoscitiva de los escolares. Moscú: Editorial Progresso, 1987.
TALÍZINA, N. F. La formación de las habilidades del pensamiento matemático. México: Editorial Universitária Pososina, 2001.
VILLIERS, M. Algumas reflexões sobre a Teoria de Van Hiele. Educação Matemática Pesquisa, v12, n.3, p. 400-431, 2010.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas II: Incluye Pensamiento y Lenguaje, Conferencias sobre Psicología. Madrid: Visor Distribuciones, 1993.
ГОРБОВ С. Ф., МИКУЛИНА Г. Г., САВЕЛЬЕВА О. В. математике: Учебник для - класса начальной. Москва: ВИТА-ПРЕССб, 2008.
ДАВЫДОВА, B. B., ГОРБОВ, C. Ф.,МИКУЛИНА, Г. Г., САВЕЛЬЕВА, О. В. Математикa: Учебникдля 1 классначальнойшколы. Москва: ВИТА-ПРЕСС, 2012.