Abordagem socioantropológica da surdez, Língua de Sinais e Educação Bilíngue: uma perspectiva histórica e cultural

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Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu

Resumen

O artigo apresenta aspectos relativos aos conceitos de Defectologia, da abordagem socioantropológica da surdez com o intuito de defender a tese de que o desenvolvimento da atividade simbólica na surdez demanda o acesso à Cultura Surda e a Língua de Sinais, características específicas da comunidade surda, sendo a família e a escola os espaços privilegiados para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem nas pessoas surdas. Ao final analisaremos informações coletadas em entrevistas com uma estudante surda, Iara, de 13 anos, concluinte do Ensino Fundamental em uma escola pública que comprova a eficiência da Libras na constituição dos conceitos na pessoa.

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Cómo citar
Abreu, M. C. B. F. de . (2020). Abordagem socioantropológica da surdez, Língua de Sinais e Educação Bilíngue: uma perspectiva histórica e cultural . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(3), 711–734. https://doi.org/10.14393/OBv4n3.a2020-58434
Sección
Dossiê: Psicologia Pedagógica em interface com estudos socioantropológicos numa perspectiva Histórica e Cultural

Citas

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