O ensino da matemática na educação infantil indígena Kaingang no Paraná

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Luciana Regina Andrioli
Adriana Silva Oliveira

Resumen

O texto apresenta uma discussão acerca do ensino de Matemática e a educação infantil indígena Kaingang no Paraná, destacando o papel da Matemática a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, com o objetivo de refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento e processo do ensino e aprendizagem significativos. Por meio de pesquisa bibliográfica e empírica, foi possível perceber que os estudos são incipientes sobre a temática proposta, apesar de ser um tema relevante. Destacamos a organização do ensino de Matemática na educação infantil indígena como um componente curricular imprescindível, pois os conhecimentos matemáticos favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças Kaingang, bem como possibilitam o melhor desempenho dos indígenas na sociedade que estão inseridos, com as lutas e conquistas relacionadas à terra e garantias legais.

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Cómo citar
Andrioli, L. R., & Oliveira, A. S. . (2020). O ensino da matemática na educação infantil indígena Kaingang no Paraná. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(3), 618–642. https://doi.org/10.14393/OBv4n3.a2020-58427
Sección
Dossiê: Psicologia Pedagógica em interface com estudos socioantropológicos numa perspectiva Histórica e Cultural

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