Teoria da Subjetividade e Educação Social: o valor heurístico da Teoria da Subjetividade para a formação de educadoras(es) sociais

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Juliana dos Santos Rocha
Virgínia Dornelles Baum
Marlene Rozek

Resumen

Este texto refere-se à reflexão teórica sobre o valor heurístico da Teoria da Subjetividade, desenvolvida por González Rey, a partir da perspectiva da Psicologia Cultural-histórica, para a formação de educadoras(es) sociais. Esta é, pois, uma ocupação que ainda está em processo de profissionalização no Brasil e sobre a qual as pesquisas têm se ampliado paulatinamente. Contudo, trata-se de um fazer pedagógico consideravelmente distinto do educativo escolar e sobre o qual ainda é necessário percorrer um caminho bastante longo no que se refere a geração de inteligibilidade. Deste modo, o referencial teórico refere-se fundamentalmente à Teoria da Subjetividade, de González Rey e colaboradores. Dita teoria permite uma reflexão importante sobre a criação de espaços dialógicos para a formação em serviço desses profissionais, os quais possibilitam o engajamento de educadoras(es) com vistas a encontrar soluções criativas para enfrentar as adversidades encontradas no cotidiano de trabalho e para descobrir caminhos subjetivos alternativos, promovendo o desenvolvimento subjetivo dos envolvidos.

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Cómo citar
Rocha, J. dos S., Baum, V. D., & Rozek, M. (2019). Teoria da Subjetividade e Educação Social: o valor heurístico da Teoria da Subjetividade para a formação de educadoras(es) sociais . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(1), 158–179. https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-50595
Sección
Dossiê Desdobramentos da Teoria da Subjetividade no campo da educação

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