Para uma Didática Desenvolvimental e dialética no contexto de escolas públicas brasileiras

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Andréa Maturano Longarezi

Resumen

Uma educação escolar que almeje desenvolver formas novas  de  pensamento-ação  tem  na formação  didática  do  professor seu  primeiro  desígnio.  No  bojo  do  prenúncio dessa perspectiva, este artigo problematiza o sistema     complexo     no     qual     o     Ensino Desenvolvimental  se  constitui  e  toma  como perspectiva a enunciação propositiva de uma didática   da   formação   docente,   dialética  e desenvolvedora,  com  marcos  para unidades possíveis    e    orientadoras    de    atividades formativas.  As  análises  aqui  apresentadas emergem  de  um  conjunto  de  investigações desenvolvidas  por  alguns  pesquisadores  do GEPEDI/UFU,    que    têm    se    dedicado    a pesquisas   com   intervenções   didáticas   no Brasil e foram realizadas com professores em contextos  escolares  de  níveis  diferentes  (da educação  básica  ao  ensino  superior),  a  partir de  uma  perspectiva  de  pesquisa que  se  tem chamado  de  intervenção  didático-formativa. Os  resultados    e    análises    culminam    na sistematização de alguns movimentos, princípios     e    ações     didáticas     que     se evidenciaram potencializadoras de um Ensino Desenvolvimental no contexto brasileiro,    cujas práticas    manifestam    a necessária   formação   didática   do   professor pela     via     das unidades     motivo-objeto, conteúdo-forma, imitação-criação e ruptura-desenvolvimento; razão pela qual se apresenta a problemática tendo em vista contribuir para a proposição de uma possível Teoria das Unidades. Tal perspectiva é assim assumida por compreender-se, que se a constituição humana e social se faz enquanto unidade homem-cultura, uma educação escolar que se pretenda dialética e desenvolvedora encontra seus fundamentos nas  leis  que  regem  a  dinâmica  complexa  na qual  se  faz  vital  a  prática  social  da unidade. Dessa  maneira  e  longe  de  se  fazer  qualquer tipo de apologia, toma-se como horizonte uma proposta  de obutchénie que  se  materialize como unidade dos contrários.

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Longarezi, A. M. (2017). Para uma Didática Desenvolvimental e dialética no contexto de escolas públicas brasileiras . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(1), 187–230. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-9
Sección
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