Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015)

Contenido principal del artículo

Roberto Valdés Puentes

Resumen

A didática desenvolvimental da atividade surge na ex-União Soviética com base em pressupostos formulados por Vigotski sobre o papel da educação e do ensino no desenvolvimento do psiquismo humano. O artigo trata, em particular, do sistema Elkonin-Davidov, para tanto: a) estabelece suas principais etapas evolutivas, a partir da sistematização de sua gênese e processo histórico; b) analisa as contribuições teóricas e práticas que o sistema realizou por intermédio de pesquisas em laboratório, escolas experimentais e rede pública de educação básica. O acesso a um volume relativamente valioso de obras em russo, ucraniano, inglês e espanhol - a maior parte dele desconhecido no Brasil - permitiram elaborar um texto que, se bem ainda é incompleto, caracteriza-se pelo seu caráter inédito e esclarecedor. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Puentes, R. V. (2017). Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(1), 20–58. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2
Sección
DOSSIÊ

Citas

DAVIDOV, V. V. (Org.). Desenvolvimento da psique no processo de atividade de estudo. Moscou, 1983.

DAVIDOV, V. V. A historia do ensino desenvolvimental (O Sistema D. B. Elkonin-V. V. Davidov). Parte I. Вестник,No1, 1996b. Disponível em: http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_1/v1_davidov_iz_istorii.htm.

DAVIDOV, V. V. A história do ensino desenvolvimental (O sistema D. B. Elkonin-V. V. Davidov) Parte 2. ВестникNo3, 1997. Disponível em: http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_3.htm.

DAVIDOV, V. V. Análise da estrutura do cálculo como premissa para integração do programa de aritmética. In: ELKONIN, D. B.; DAVIDOV,V. V. (Orgs.).Oprosypsikhologii uchelmoi deyatel’nosti mladshikh shkol’pzikov.Moscou: Edicoes ACP da RSFRS, 1962b.

DAVIDOV, V. V. Experiência da introdução de elementos de álgebra na escola primaria. Sovietskaia Pedagoguika, 1962a, no. 8.

DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscu: Editorial Progreso, 1988.

DAVIDOV, V. V. Premissas históricas da atividade de estudo. In: DAVIDOV, V. V. et. al. O desenvolvimento da psique dos escolares no processo da atividade de estudo. Moscou: Editora Pedagógica, 1983.

DAVIDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental na obra de L. S. Vigotski. Вестник, No1, 1996a. Disponível em http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_1/v1_davidov_iz_istorii.htm.

DAVIDOV, V. V. Problemas lógicos-psicológicos das matemáticas elementares como matéria de estudo. In: ELKONIN, D. B.; DAVIDOV, V. V. (Orgs.). Возрастныевозможностиусвоениязнаний(младшиеклассышколы). Moscou: Prosveshchenie, 1966.

DAVIDOV, V. V. Problemas psicológicos e filosóficos do ensino desenvolvimental. Instituto de Psicologia Geral e Pedagógica da Academia de Ciências Pedagógicas da União Soviética. Moscou: Educação, 1981. 176p.

DAVIDOV, V. V. Sobre o conceito do ensino desenvolvimental. Sat. artigos. Sib. Instituto de Ensino Desenvolvimental. Tomsk: Peleng, 1995. -142 p. - (Biblioteca de desenvolvimento de formação/sob total de EdDavydov e V. Repkina; no 13...). - Ed. Série listada na p. 144.

Disponível em http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_4/v4_nl_repkina.htm, acesso em 17-12-2015.

DAVIDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

DAVIDOV, V. V.; BODANSKI, F. G. Pesquisaspsicológicas da atividade de estudodos alunosdo ensino primário na formação para a matemática. V.V. Davydov, F.G.Bodansky. -Yerevan, Yerevan livro. Publishing House, 1976. - 120.

DAVIDOV, V. V.; LOMPSHERE, J.; MÁRKOVA, A. K. Desenvolvimento da atividade de estudo dos alunos.Moscou, 1982.

DAVYDOV, V. V. Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psychological Research-Excerpts.Revista Soviet Education, v. XXX, n. 8, Aug, 1988.

DAVIDOV, V. V.; REPKIN, V. V. ИЗНАУЧНОЙЛАБОРАТОРИИДетирастут. Авы? Какорганизоватьразвивающееобучениев5-9 классахсреднейшколы. Вестник, No 2, 1997a. Disponível em http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestniki.htm, acesso em 20 de novembro de 2015.

DAVIDOV, V. V.; REPKIN, V. V. ОрганизацияразвивающегообучениявV-IX классахсреднейшколы. Рекомендациидляучителеи,̆руководителейшколиоргановуправленияобразованием. Психологическаянаукаиобразование, 1997b, No1.-С. 15-34. Disponível em http://psyjournals.ru/psyedu/1997/n1/Davydov.shtml, acesso em 23/04/2016.

DUSAVITSKI, A. K.Relações interpessoais nos primeiros anos da escola e sua dependência do modo de educação. Questões de Psicologia, 1983, no. 1.

GUSEVA, L.G. L. V. Zankov psychological-pedagogical system of developing education as a conceptual basis of the activity approach in school education. In: O. V. Gnevek. (Org.). Psychological and pedagogical aspects of the research problems of the pre-school and general education. 1ed. Ufa: O. V. Gnevek, 2015, v. , p. 154-171.

ELKONIN, D. B. Sobre elproblema de la periodizacióndel desarrollo psíquico en la infancia. In: SHUARE, Marta (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Antología. Traducción de Marta Shuare. Moscú: Editorial Progreso, 1987, p. 104-124.

HERDEGARD, M. In memory of a great epistemological and educational scientist professor Vasily Vasilyevich Davydov. ВЕСТНИКМАРО, No5(Рига, Педагогическийцентр"Эксперимент", 1998, 104 с. Disponível em http://www.experiment.lv, acesso em 15 de janeiro de 2016.

LAMPERT-SHEPEL, Elina. A atividade de estudo: a psicologia e pedagogia do agir. Ensino em Re-vista, V.21, N.1, jan./jun. 2014, p. 69-75.

LEONTIEV, A. N. Obras psicológicas selecionadas. Moscou, 1983.

LEONTIEV, A. N. Problemas do desenvolvimento da psique. Moscou: Editora da Academia de Ciências Pedagógicas da RSFSR, 1959.

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. da Ma. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-cientifico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu, 2015, p. 327-362.

POLUIANOV, Yu. Desenvolvimento mental de estudantes mais pequenos. Moscou, 1990.

PUENTES, R. V. Ensino desenvolvimental: a teoria da atividade de estudo de V. V. Davídov e D. B. Elkonin. In: AMATAL, C. T.; MOURA, J. G. (Orgs.). O saber e as práticas pedagógicas no século XXI: questões em debate. Curitiba: Editora CRV, 2015, p. 167-186.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARSOSO, C. G. C. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra de um dos principais representantes da didática desenvolvimental da atividade. IN: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro III. Uberlândia: Edufu, 2016, p. 1-35.

PUENTES, Roberto Valdés; AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. V. V. Repkin: vida e obra de um dos principais representantes da didática desenvolvimental da atividade. III Colóquio Internacional de Ensino Desenvolvimental. Uberlândia, Campus Santa Mônica, 2016a.

PUENTES, Roberto Valdés; AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. 3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 09 ao 11 de agosto de 2016b.

PUENTES, Roberto Valdés;AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Re-Vista, v. 24, n. 1, p. 267-286, Jan./Jun. 2017. DOIhttp://dx.doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-12.

REPKIN, V. V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino Em Re-Vista, v.21, n.1, p.85-99, jan./jun. 2014.

REPKIN, V.V.; REPKINA, N. V. Ensino desenvolvimental: teoria e da prática. Tomsk, 1997.

RUBINSTEIN, S. L. O pensamento e os caminhos de sua pesquisa. Moscou: Editora da Academia de Ciências da URSS, 1958.

RUBINSTEIN, S. L. Fundamentos da psicologia geral. V. II. Moscou: Uchpeddguiz, 1946.

RUBINSTEIN, S. L. Problemas de psicologia geral. Moscou, 1976.

SHUARE, M. La psicología soviética tal como yo la veo. Moscú: Editorial Progreso, 1991.

SILVESTRE ORAMAS, M.; ZILBERSTEIN TORUNCHA, J. Hacia una didáctica desarrolladora. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2002.

VIGOTSKI, L. S. Desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Moscou: Editorial da Academia de Ciências Pedagógicas da RSFSR, 1960.

VIGOTSKI, L. S. Obras completas. Vol. 6. Moscou: Pedagógica, 1984.

VIGOTSKI, L. S. Pesquisas psicológicas escolhidas. Moscou: Editorial da Academia de Ciências Pedagógicas da RSFSR, 1956.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 3ª edição. Moscou, 1996.

VIGOTSKI, L. S. Obras completas. Vol. 2. Moscou: Pedagógica, 1982.

VIGOTSKI, L. S. Obras completas. Vol. 3. Moscou: Pedagógica, 1983.

VORONTSOV, A. B. Discurso durante a conferência científica-prática internacional dedicada ao 40º aniversário do ensino desenvolvimental D. B.Elkonin – V. V. Davydov, dezembro de 1999. EстникNo8, 2000, Disponível emhttp://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_8/v8_voroncov.htm, acesso em 20 de dezembro de 2015.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2010. p. 103-118.

ZANKOV, L. V. La enseñanza y el desarrollo. Moscú: Editorial Progreso, 1984.

ZAK, A. Z. Desenvolvimento do pensamento teórico em crianças da escola primária. Moscou, 1984.

ZUCKERMAN, G. Longitudinal formative interventions in the Elkonin-Daydov’s context. Helsinki. May, 2014. Disponível em: http://www.helsinki.fi/cradle/documents/Zuckerman_Helsinki_May2014-1.pdf.

ZUCKERMAN, G. O sistema Elkonin-Davidov: contribuição para a organização de conteúdos e métodos de ensino fundamental. Conferência de Abertura. Simpósio Internacional Ensino Desenvolvimental e Didáticas Específicas. Goiânia, 27 de março de 2017.

ДАВЫДОВ, В. В. Видыобобщениявобучении(логико-психологическиепроблемыпостроенияпредметов). М. Педагогика, 1972.

ДАВЫДОВ, В.В. Проблемыразвивающегообучения: Опыттеоретическогоиэкспериментальногопсихологическогоисследования. –М.: Педагогика, 1986. –240 с. –(Трудыд.чл. ичл.-кор. АПНСССР).

ДАВЫДОВ, B. B. ИНТЕРВЬЮ. Diálogos com o Mestre. Entrevista efetuada por Bronislav AlexandrovichZeltserman, na cidade de Jurmala, perto de Riga, capital de Letônia, no dia 17 de agosto de 1996. ВестникNo1/ 1996. Disponível em http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_1.htm, acesso em 26/02/2016.

РЕПКИН, B. B.ИЗИСТОРИИИССЛЕДОВАНИЯПРОБЛЕМРАЗВИВАЮЩЕГООБУЧЕНИЯВХАРЬКОВЕ. ВестникNo4, 1998, Disponível em http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_4/v4_bibl_repkin2.htm, acesso em 16-12-2015.

ЭЛЬКОНИН, Д. Б. Опытпсихологическогоисследованиявэкспериментальномклассе. Вопросыпсихологии,1960. — No 5.

ЭЛЬКОНИН,Д. Б. Психологическиевопросыформированияучебнойдеятельностивмладшемшкольномвозрасте. Вопросыпсихологииобученияивоспитания. Киев, 1961.

ЭЛЬКОНИН, Д. Б.; ДАВЫДОВ, В. В. (подредакцией) Возрастныевозможностиусвоениязнаний(младшиеклассышколы). Москва: просвещение, 1966.