Um estudo sobre o pensamento na resolução de problemas segundo contribuições de Sergei L. Rubinstein: aportes psicológicos para a educação do pensamento

Conteúdo do artigo principal

Ruben de Oliveira Nascimento

Resumo

O estudo do pensamento humano e de suas formas é um importante tema para a Psicologia. Uma conclusão psicológica do assunto é de que o pensamento se expressa na resolução de problemas. Investigações psicológicas nesse sentido têm repercussão nos fundamentos de métodos de ensino baseados em problemas, conforme a referência teórica adotada. Um aspecto psicológico e pedagógico importante e que merece constante atenção teórica dos educadores é a compreensão do movimento ou o percurso do pensamento na fase da resolução, examinado em seu desenvolvimento dialético. Uma importante contribuição da psicologia nesse sentido vem da teoria do psicólogo Sergei L. Rubinstein. Este trabalho é um breve estudo teórico, bibliográfico, com o objetivo de sistematizar ideias de Rubinstein sobre como se constitui o percurso do pensamento na fase de resolução de um dado problema. Com base nos dados analisados, concluímos que Rubinstein elabora uma compreensão do percurso mental na fase de resolução de problemas, em que o pensamento parte de uma situação problemática e se desenvolve em sua formulação, num movimento intelectual que implica a correlação entre o dado conhecido e o que se busca conhecer num problema.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, R. de O. (2017). Um estudo sobre o pensamento na resolução de problemas segundo contribuições de Sergei L. Rubinstein: aportes psicológicos para a educação do pensamento . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(2), 411–431. https://doi.org/10.14393/OBv1n2a2017-8
Seção
Dossiê Psicologia Pedagógica

Referências

ARAÚJO, E. S. Rubinstein: um grande psicólogo, uma grande personalidade. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015, p. 149-174.

ESCOBAR, F. Importancia de la educación inicial a partir de la mediacion de los procesos cognitivos para el desarrollo humano integral. Laurus – Revista de Educación, Universidad Pedagógica Experimental, Venezuela, v. 12, n. 21, p. 169-194, 2006.

GANGOSO, Z. Investigaciones en resolución de problemas en ciencias. Investigaciones en Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, v. 4, n. 1, p. 7-50, 1999.

GONÇALVES, J. L. O. Raciocínio heurístico e a resolução de problemas. Reuni – Revista Unijales, São Paulo, ed.1, n. 1, ano1, p. 1-13, 2006.

JUNIOR, F. C. V. L. O ensino problémico e a avaliação escolar. Ensaios Pedagógicos, Curitiba, n. 2, p. 24-40, nov/2009.

LORENZ, L. A.; CRESPO, E. N.; QUILES, L. I.; RIVERO, M. R.; VARONA, R. R. Algunas Consideraciones Teóricas acerca de la Enseñanza Problémica. Revista Humanidades Médicas, Ciudad de Camaguey, Cuba, v. 4, n. 1, ene-abr/2004.

MAJMUTOV, M. I. La Enseñanza Problémica. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2001.

PUCHKIN, V. N. Heurística: a ciência do pensamento criador. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

REY, F. L. G. A psicologia soviética: Vygotsky, Rubinstein e as tendências que a caracterizaram até o fim dos anos 1980. In: JACÓ-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A. L.; PORTUGAL, F. T. (orgs.). História da Psicología: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2011, p. 349-366.

RUBINSTEIN, S. L. Objeto, problemas y métodos de la psicología. In: SMIRNOV, A. A. (org.). Psicología. 16. ed. México: Editorial Grijalbo, 1976, cap. I, p. 13-36.

RUBINSTEIN, S. L. El Desarrollo de la Psicología: princípios y métodos. Ciudad de la Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1979.

SÁENZ, J. L. Enseñar para comprender la Biología: las situaciones problema como tópicos generativos. II Jornada de Ensenãnza y Investigación Educativa en el Campo de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional de la Plata, Argentina, 2009. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/16528.

SALDARRIAGA-ZAMBRANO, P. J.; BRAVO-CEDEÑO, G. R; LOOR-RIVADENERO, M. R. Algunas consideraciones sobre el pensamiento lógico: su impronta en la producción de nuevos conocimientos científicos. Revista Dominio de las Ciencias, Equador, v. 2, n. 3 (extra), p. 58-71, 2016.

SERRA, D. J. G. Epistemología y psicologia: la dialéctica materialista y la determinación del psiquismo humano. Revista Cubana de Psicología, Universidad de la Habana, Cuba,v. 19, n. 3, p. 219-229, 2002.

SERRA, D. J. G. La dialéctica materialista: contribuciones de S. L. Rubinstein a la teoria histórico cultural. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 31, n. 1, p. 213-232, jan-abr/2013. Entrevista concedida a Maria Isabel Batista Serrão, Patricia Laura Torriglia, Janaina Damasco Umbelino y Margareth Feiten Cisne, en 9 de agosto de 2012, en Marília, São Paulo, Brasil. Transcripción realizada por Janaina Umbelino y Margareth Feiten Cisne. Revisión del español realizada por Patricia Laura Torriglia. Editoración y organización de la entrevista realizada por Patricia Laura Torriglia y Maria Isabel Batista Serrão.

SMIRNOV, A. A. El pensamiento. In: SMIRNOV, A. A (org.). Psicología. 16.ed. México: Editorial Grijalbo, 1976, cap. VIII, p. 232-275.

SOUZA, R.; FEITOSA, S. A.; DELGADO, O. T. O ensino problemico como estratégia didática no ensino de ciências. Latin-american Journal of Physics Education, v. 7, n. 2, p. 257-260, jun/2013.

SUÁREZ, M. E. S.; SERRA, D. G.; CONZÁLEZ, M. E. G.; ECHEVERRÍA, M. I. A. Teorías Psicológicas y su Influencia en la Educación. Ciudad de la Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2011.