Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para o Ensino de Ciências

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Nelson Luiz Reyes Marques
Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo

Neste artigo, partindo de uma pesquisa bibliográfica, apresentamos alguns conceitos centrais da obra de Vigotski para o Ensino de Ciências, com o objetivo de propor uma reflexão sobre como eles vêm sendo utilizados nas pesquisas em Ensino de Ciências, referenciados em publicações traduzidas de originais diretamente do russo, tendo em vista a grande utilização nessa área das traduções editadas e com inúmeros cortes que descaracterizam a obra desse autor. Procuramos sintetizar aspectos centrais da origem dos Processos Psicológicos Superiores, de grande complexidade, aos quais daremos um tratamento introdutório. Aprender um sistema de conceitos científicos é a base do desenvolvimento, e um dos obstáculos frente a isso é que os conceitos são apresentados como palavras vazias, sem um vínculo com os conceitos espontâneos que os estudantes já possuem. Discutimos que as ideias de Vigotski podem ser usadas no Ensino de Ciências para superar esse obstáculo, considerando que a função da escola é proporcionar aos estudantes o conhecimento sistematizado de todas as áreas do saber e que a apropriação desses conhecimentos é a base para o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores.   

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Como Citar
Marques, N. L. R., & Rosa, C. T. W. da. (2023). Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para o Ensino de Ciências . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–22. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-72097
Seção
DOSSIÊ - Contribuições da Teoria Histótico-Cultural à formação docente e à atividade pedagógica

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