Contribuições de Zaporozhets para a compreensão do desenvolvimento psíquico na idade pré-escolar

Conteúdo do artigo principal

Juliana Campregher Pasqualini

Resumo

O artigo reporta pesquisa de natureza teórico-conceitual que explora contribuições de Zaporozhets para a compreensão do desenvolvimento psíquico na idade pré-escolar, buscando extrair implicações da análise histórico-cultural do desenvolvimento da criança para a ação pedagógica. Sistematizam-se proposições do autor referentes ao desenvolvimento da percepção, dos processos emocionais e do desenvolvimento motor no período pré-escolar. Em consonância com a literatura, o estudo realizado permite identificar que as análises de Zaporozhets sobre os processos parciais do psiquismo pré-escolar articulam-se em torno da ação e do desenvolvimento de mecanismos para seu controle voluntário por parte da criança. O manuscrito ressalta, também, o princípio pedagógico da amplificação, que aponta para a necessidade de se enriquecer as atividades tipicamente pré-escolares de modo a promover o desenvolvimento de neoformações psíquicas específicas desse período etário, sem forçar a emergência de capacidades próprias de períodos posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pasqualini, J. C. (2023). Contribuições de Zaporozhets para a compreensão do desenvolvimento psíquico na idade pré-escolar. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–26. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-72095
Seção
DOSSIÊ - Contribuições da Teoria Histótico-Cultural à formação docente e à atividade pedagógica

Referências

BODROVA, E.; LEONG, D. J. High quality preschool programs: what would Vygotsky say? Early Education & Development, v. 16, n. 4, October, 2005.

ELKONIN, D. B. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico em la infância. In: DAVIDOV, V., SHUARE, M. (Org.) La Psicologia Evolutiva y Pedagógica en la URSS (Antología). Moscou: Editorial Progreso, 1987. p. 104-24.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia, personalidad. Havana: Pueblo y Educación, 1982.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

LIMA, T.C.S de; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, v.10, spe, 2007.

PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Autores Associados, 2012.

SHUARE, M. La Psicología soviética, tal como yo la veo. Moscú: Editorial Progreso, 1990.

VERAKSA, N. Tribute to mentors: Zaporozhets Alexander Vladimirovich. Disponível em: http://www.veraksa.ru/enveraksa/info/13056.html. Acesso em 25 fev. 2014.

ZAPOROZHETS, A. V. A psychological study of the development of motor activity in the preschool-age child. Journal of Russian and East European Psychology, v. 40, n. 4, p. 60-72, 1977.

ZAPOROZHETS, A. V. The development of sensations and perceptions in early and preschool childhood. Journal of Russian and East European Psychology, v. 40, n. 2, p. 22-34, 2002a.

ZAPOROZHETS, A. V. Toward the question of the genesis, function, and structure of emotional processes in the child. Journal of Russian and East European Psychology, v. 40, n. 2, p.45-66, 2002b.

ZINCHENKO, V.; N. VERESOV. Editors’ introduction. Journal of Russian and East European Psychology, v. 40, n. 2, p. 3–12, 2002.