O desenvolvimento do pensamento teórico no ensino de física: uma proposta a partir do enfoque histórico-cultural
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva explicar um esquema orientador para o processo de ensino e aprendizagem de física geral, que possibilite o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes de engenharia. A fundamentação teórica está pautada na Teoria Histórico-Cultural e se utiliza, em especial, de autores como Vygotski (1996), Davidov (1981, 1988, 1999) e Galperin (1973) para compreender o desenvolvimento do pensamento teórico e os princípios para que o ensino seja desenvolvimental. O esquema orientador, proposto a partir de estudos teórico-bibliográficos, se traduz em um instrumento que se efetiva com a participação ativa dos estudantes e grupo na construção do conhecimento de física, se apropriando dos conceitos essenciais e compreendendo os distintos objetos dessa ciência, o que possibilita a construção de novos significados e do pensamento teórico.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
BERNARDES, L. Aprendizagem de física: contribuições da teoria de Davídov. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores em Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiás, Brasil, 2016.
CAMPELO, J. R. Um modelo didático para ensino-aprendizagem de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 1-10, 2003.
CAÑEDO, R. G. Proposta de mudança na situação de ensino-aprendizagem da Física na disciplina de Fluidos. Tese (Licenciatura em Psicologia) - Faculdade de Psicología, Universidade de Havana, Cuba, Havana, 2013.
CAÑEDO, R. G. Uma concepção didática da física geral para o desenvolvimento do pensamento teórico em estudantes de engenharia. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Centro de Referência em Educação Avançada (CREA), Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echevarría (Cujae), Cuba, Havana, 2022.
CAÑEDO, R. G.; ZANELATO, E.; DOUGLAS, C. A didática como facilitadora do desenvolvimento do pensamento teórico. Educere – A revista venezuelana de educação, Universidade de Los Andes (ULA), v. 23, n. 75, p. 249-257, 2019.
CHÁVEZ, J. Filosofia da Educação: Aperfeiçoamento de Professores. Havana Cuba: ICCP, Save de children. 2003.
DAVIDOV, V. V. Educação escolar e desenvolvimento mental. Moscou, Rússia: Editorial Progreso, 1988.
DAVIDOV, V. V. Tipos de Generalização no Ensino. Havana, Cuba: Povo e Educação, 1981.
DAVIDOV, V. V. (1999) O que é Atividade de Aprendizado Real? In: HEDEGAARD, M.; LOMPSCHER, J. Atividade e Desenvolvimento de Aprendizagem. Aarhus, Finlandia: Aarhus University Press, 1999.
DAVIDOV, V. V.; SLOBÓDCHIKOV, V. I. O ensino desenvolvido na escola de desenvolvimento. In: MÚDRIK, A. B. Educação e ensino: um olhar para o futuro Moscou, Rússia: Progreso, 1991. (p. 118-144).
DOUGLAS, C. Uma concepção de ensino para a apropriação da linguagem simbólica da física. Sua aplicação didática. Tese (Doctorado em Ciencias Pedagógicas) - Instituto Técnico Militar “José Martí”, Orden “Antonio Maceo”. Centro de estudos para o aperfeicionamento da educação superior, Universidad de Havana, Havana, Cuba, 2007.
LEON, G. F. Aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva da complexidade. Teoria na prática. Havana, Cuba: Editorial Félix Varela, 2019.
GALPERIN, P. Y. Palestras sobre a teoria da formação das ações mentais. Impressões leves. Editorial Universidade de Havana, Havana, Cuba 1973.
GONZÁLEZ, A. M.; RECAREY, S.; ADDINE, F. O processo ensino-aprendizagem: um desafio para a mudança educacional. In: GARCÍA, G. Didática, teoria e prática. Colectivo de autores. (pp. 74-116). Havana, Cuba: Pueblo y Educación, 2004.
LAGO, L.; ORTEGA, J. L.; MATTOS, C. A Lua na Mão: Mediação e Conceitos Complexos no Ensino de Astronomia. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte - MG, n. 20, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-211720182001020
MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise crítica do ensino de Física. Revista Estudos avançados, USP, n. 32 (94), 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006
RODRÍGUEZ, A. D. Estratégia didática para a complementação mútua de simulações virtuais e experimentos reais no laboratório de ensino de física para carreiras de engenharia na CUJAE. Tese (Doutorado em Ciências Pedagógicas) - Centro de Referência para Educación Avançada, Departamento de Física, Havana, Cuba, 2014.
SANTOS, R. S. O desenvolvimento do pensamento teórico no ensino de termodinâmica em situações que desencadeiam a aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil, 2018.
TALÍZINA, N. Os fundamentos do ensino na educação. Havana, Cuba: Unidad de producción, n. 3, 1985.
VALDÉS, P. SIFREDO, C. NÚÑEZ, J., VALDÉS, R. O processo de ensino-aprendizagem de física nas condições contemporâneas. Temas seleccionados. Havana, Cuba: Academia, 1999.
VYGOSTKI, L. S. Obras Escolhidas: Tomo II. Madrid, ES: Visor, 1996.