O desenvolvimento do pensamento teórico no ensino de física: uma proposta a partir do enfoque histórico-cultural

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Rafael García Cañedo
Eliéte Zanelato
Carolina Douglas de la Peña

Resumo

Este artigo objetiva explicar um esquema orientador para o processo de ensino e aprendizagem de física geral, que possibilite o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes de engenharia. A fundamentação teórica está pautada na Teoria Histórico-Cultural e se utiliza, em especial, de autores como Vygotski (1996), Davidov (1981, 1988, 1999) e Galperin (1973) para compreender o desenvolvimento do pensamento teórico e os princípios para que o ensino seja desenvolvimental. O esquema orientador, proposto a partir de estudos teórico-bibliográficos, se traduz em um instrumento que se efetiva com a participação ativa dos estudantes e grupo na construção do conhecimento de física, se apropriando dos conceitos essenciais e compreendendo os distintos objetos dessa ciência, o que possibilita a construção de novos significados e do pensamento teórico.

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Como Citar
Cañedo, R. G., Zanelato, E., & la Peña, C. D. de. (2023). O desenvolvimento do pensamento teórico no ensino de física: uma proposta a partir do enfoque histórico-cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–17. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-72094
Seção
DOSSIÊ - Contribuições da Teoria Histótico-Cultural à formação docente e à atividade pedagógica

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