Inventividade capturada: movimentos criativos da prática docente

Conteúdo do artigo principal

Aliciene Fusca Machado Cordeiro
Luciana de Oliveira Rocha Magalhães
Wanda Maria Junqueira de Aguiar

Resumo

A proposta deste artigo é discutir a fotografia como uma ferramenta de formação de professores durante uma pesquisa que desenvolveu um percurso formativo no período da Pandemia da COVID-19. Apostando na captura do cotidiano do trabalho docente durante a pandemia, por meio dos registros fotográficos autorais, o que se obteve por meio da dialogia com os pesquisadores foram indícios da inventividade docente. As imagens em diálogo possibilitaram a apreensão de significações acerca do trabalho docente, revelando que, em meio à precariedade e às dificuldades no período pandêmico, as docentes criaram possibilidades para ensinar e desenvolver a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cordeiro, A. F. M., Magalhães, L. de O. R., & Aguiar, W. M. J. de. (2023). Inventividade capturada: movimentos criativos da prática docente. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–16. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-72092
Seção
DOSSIÊ - Contribuições da Teoria Histótico-Cultural à formação docente e à atividade pedagógica

Referências

AGUIAR, W. M. J. DE.; ARANHA, E. M. G.; SOARES, J. R.. Núcleos de significação: análise dialética das significações produzidas em grupo. Cadernos de Pesquisa, v. 51, p. e07305, 2021.

CORDEIRO, A. F. M.; GOMES, A. H. Performa: a montagem de um percurso de formação continuada de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural. In: 40ª Reunião Nacional da ANPEd, 40ª ed., 2021, Pará.

DOURADO, L. F.; SIQUEIRA, Romilson Martins. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. Apr 26, 2022

FERREIRA DE FARIA, P. M.; CAMARGO, D. de. Contribuições da fotografia para a pesquisa qualitativa: uma perspectiva histórico-cultural. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 11, n. 26, p. 250–264, 2023. DOI: 10.33361/RPQ.2023. v.11, n. 26, p. 491.

FREIRE, P. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. Org: Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. & SHOR, I. Medo e Ousadia - O cotidiano do professor. Tradução e

Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986.

GIROUX, H.. Os professores como Intelectuais. Rumo a uma pedagogia

crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HARVEY, D.; 17 Contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

HELLER, A. O Cotidiano e a História 6 edição Tradução Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000.

MATTOS, L. K. DE.; ZANELLA, A. V.; NUERNBERG, A. H.. Entre olhares e (in)visibilidades: reflexões sobre fotografia como produção dialógica. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 3, p. 901–918, set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0292/895.

MAGALHÃES, Luciana de O. R. A Dimensão Subjetiva dos processos de inclusão

escolar no movimento da Pesquisa-Trans-Formação. 2021. Tese (Doutorado em

Educação: Psicologia da Educação). São Paulo, PUCSP, 2021.

VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.