A colaboração na formação continuada de professores para contextos inclusivos e colaborativos

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Valéria Carla Vieira Gomes
Adriane Cenci

Resumo

O texto tem por objetivo apresentar uma formação desenvolvida em uma escola estadual na cidade de Natal/RN. Trata-se de uma formação colaborativa, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, que teve como objetivo criar espaços de compartilhamento e construção de aprendizagens para a organização de um trabalho colaborativo e inclusivo na Escola. Ela ocorreu em duas partes, sendo a primeira entre os meses de outubro e dezembro de 2021, e a segunda entre maio e junho de 2022. Foram 10 encontros realizados de modo online; participaram professores dos anos iniciais e dos anos finais do Ensino Fundamental, professores de Educação Especial, professores intérpretes de Libras, professores que estão na gestão escolar, além das pesquisadoras e estudantes de Pedagogia. No total, foram 25 participantes. Cada encontro da formação era planejado com artefatos mediadores para desencadear a reflexão coletiva sobre o trabalho pedagógico na escola; a continuidade das discussões era definida a partir daquilo que emergisse nos encontros e do interesse das pessoas. Ao longo dos encontros, os participantes foram articulando possibilidades para promover a colaboração que desse suporte à inclusão dos estudantes com NEE, tanto desenvolvendo novas ferramentas, quanto buscando retomar outras já existentes na escola. Destaca-se que foi muito importante ter uma equipe na condução da formação. Fazer formação continuada de professores, tendo como base a colaboração, foi um grande desafio, mas os resultados alcançados demonstram que é possível os professores se engajarem e assumirem protagonismo, refletindo sobre as próprias práticas e propondo coletivamente as mudanças que percebem necessárias.

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Como Citar
Gomes, V. C. V., & Cenci, A. (2023). A colaboração na formação continuada de professores para contextos inclusivos e colaborativos. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–24. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-72080
Seção
DOSSIÊ - Contribuições da Teoria Histótico-Cultural à formação docente e à atividade pedagógica

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