Periodização do desenvolvimento psicológico e atividade pedagógica de ensino: elementos teórico-práticos para pensar formação docente e educação escolar

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Epifânia Barbosa da Silva
Rafael Fonseca de Castro

Resumo

Este artigo apresenta e propõe contribuições teórico-práticas consideradas pertinentes à Educação Escolar em uma perspectiva histórico-cultural. Para tal, parte de pressupostos de Lev Vigotski, Alexei Leontiev, Vasilii Davidov e Danill Elkonin com ênfase nas atividades pedagógicas de ensino e no processo de desenvolvimento de estudantes em idade escolar, com base na perspectiva de periodização do desenvolvimento psicológico, em suas mútuas relações e em seu potencial de aplicação em processos formativos e em práticas pedagógicas de/por professores da Educação Básica. As contribuições teórico-práticas aqui apresentadas são defendidas como possibilidades para orientar ações de formação docente que direcionem esses profissionais à criação de atividades pedagógicas de ensino que favoreçam o processo de desenvolvimento dos escolares. Contudo, é essencial que o professor conheça e discuta o papel da Educação Escolar, a relevância do trabalho docente, a importância dos conceitos científicos, a organização e a estruturação do ensino planejadas visando ao desenvolvimento de seus estudantes.

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Como Citar
Silva, E. B. da, & Castro, R. F. de. (2023). Periodização do desenvolvimento psicológico e atividade pedagógica de ensino: elementos teórico-práticos para pensar formação docente e educação escolar. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–21. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-71003
Seção
DOSSIÊ - Contribuições da Teoria Histótico-Cultural à formação docente e à atividade pedagógica

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