Periodização do desenvolvimento psicológico e atividade pedagógica de ensino: elementos teórico-práticos para pensar formação docente e educação escolar
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Resumo
Este artigo apresenta e propõe contribuições teórico-práticas consideradas pertinentes à Educação Escolar em uma perspectiva histórico-cultural. Para tal, parte de pressupostos de Lev Vigotski, Alexei Leontiev, Vasilii Davidov e Danill Elkonin com ênfase nas atividades pedagógicas de ensino e no processo de desenvolvimento de estudantes em idade escolar, com base na perspectiva de periodização do desenvolvimento psicológico, em suas mútuas relações e em seu potencial de aplicação em processos formativos e em práticas pedagógicas de/por professores da Educação Básica. As contribuições teórico-práticas aqui apresentadas são defendidas como possibilidades para orientar ações de formação docente que direcionem esses profissionais à criação de atividades pedagógicas de ensino que favoreçam o processo de desenvolvimento dos escolares. Contudo, é essencial que o professor conheça e discuta o papel da Educação Escolar, a relevância do trabalho docente, a importância dos conceitos científicos, a organização e a estruturação do ensino planejadas visando ao desenvolvimento de seus estudantes.
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