O processo de obutchénie de equações do 2º grau fundamentado no sistema didático zankoviano para a formação ética e moral de estudantes
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Resumo
Neste artigo, recorte de uma tese, temos como objetivo analisar a organização do processo de obutchénie de equações do 2º grau fundamentado no sistema didático zankoviano para a formação ética e moral de estudantes. Como metodologia de pesquisa utilizamos o experimento microciclo realizado com 24 estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Uberlândia-MG. Na análise percebemos que a organização intencional das ações e os diálogos entre os estudantes ou entre estudantes e professora-pesquisadora foram impulsionados por reflexões ocasionadas pela vivência da situação-problema em que estavam envolvidos. Os resultados da pesquisa revelaram que os momentos vivenciados pelos estudantes durante o experimento microciclo contribuíram para que eles: fossem sujeitos ativos no processo de obutchénie, conduzindo-o com responsabilidade; entendessem que o nível de dificuldade e a variedade de conteúdos novos propostos na situação-problema foram provocativos e impulsionadores de operações mentais mais complexas, indicando formação nos aspectos morais e éticos.
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