Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD): diálogo com Manoel Oriosvaldo de Moura

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Manoel Oriosvaldo de Moura
Andréa Maturano Longarezi
Roberto Valdés Puentes

Resumo

Manoel Oriosvaldo de Moura, professor aposentado Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/BR, é responsável pela criação do Laboratório de Matemática; do projeto Clube de Matemática; bem como do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe). O Prof. Ori é autor que marca seu compromisso com a produção e popularização do conhecimento científico por meio de ações de ensino, extensão e publicização. Sua trajetória foi marcada por uma humanidade indescritível, com uma posição política, ideológica e pedagógica sempre comprometida com a luta pela igualdade e desalienação; o que o levou a defender uma perspectiva de educação marxista, pautada por processos de humanização. Sem nunca ter abandonado suas raízes piauienses, construiu sua vida profissional e acadêmica em São Paulo/SP, onde desenvolveu (de forma colaborativa) uma proposta metodológica denominada Atividade Orientadora de Ensino, pautada nos pressupostos da Teoria da Atividade leontiviana.

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Como Citar
Moura, M. O. de, Longarezi, A. M., & Puentes, R. V. (2023). Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD): diálogo com Manoel Oriosvaldo de Moura. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–35. https://doi.org/10.14393/OBv7n2.a2023-70263
Seção
ENTREVISTA

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