Capacidades basilares para o desenvolvimento da linguagem escrita: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural

Conteúdo do artigo principal

Sandra Aparecida Tavares Barbosa do Nascimento
Elsa Midori Shimazaki

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer considerações sobre capacidades basilares para o desenvolvimento da linguagem escrita que devem ser abordadas na formação de professores, de modo a serem incorporadas às práticas educativas.  Apontamos as contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Concluímos que a apropriação da linguagem escrita se realizará plenamente no ensino fundamental, mas que a educação infantil tem importantes contribuições nesse percurso, tais como as que consideramos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, S. A. T. B. do, & Shimazaki, E. M. (2023). Capacidades basilares para o desenvolvimento da linguagem escrita: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–19. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69565
Seção
VARIA/VARIES

Referências

ABRANTES. A. A. Como ensinar? O método da pedagogia histórico–crítica e a aula como unidade concreta de relações sociais. In: Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. Org: PASQUALINI, J. C.; TEIXEIRA, L. A. AGUDO, M. de M. Ed. Navegando, 2018.

ADAMS, M. J. et al. Consciência fonológica em crianças pequenas. trad. Roberto Cataldo Costa. Adaptação à língua portuguesa: Regina Ritter Lamprecht e Adriana Corrêa Costa. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 02 maio 2023.

BORTOLANZA, A. M. E.; COSTA, S. A. F. da C. A linguagem escrita: uma história de sua pré-história na infância. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 928-947, set./dez. 2017.

BRIGATTO, F. O. A intervenção pedagógica na brincadeira de papéis em contexto escolar: estudo teórico-prático à luz da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.

DANGIÓ, M. C. dos S. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. 2017. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2017.

DANGIÓ, M.C. dos S., MARTINS, L. M. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

ESCUDEIRO, C. M.; BARBOSA, E. M.; SILVA., J. C. O desenho infantil de crianças de três anos e sua articulação com os rudimentos da escrita. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.11, n. esp. 4, p.2287-2305,2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.esp4.9194. E-ISSN:1982-5587. Acesso em maio.2023.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEMLE, M. M. Guia teórico do alfabetizador. 15. ed. São Paulo: Ática, 2000.

LEONTIEV, A.N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

LURIA, A. R. Fundamentos de Neuropsicologia (tradução de Juarez Aranha Ricardo). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; Sio Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13.ed. São Paulo: Icone, 2014, p. 143-189.

MARSIGLIA, A. C., CARVALHO, B. Simbolismo: aquisição cultural basilar à apropriação da linguagem escrita. Revista Brasileira de Alfabetização - ABAlf. Vitória, ES. v. 1, n. 5, p. 49-68. jan./jun, 2017. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/216. Acesso em: 23 fev. 2023.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural. Campinas, SP: Autores Associado, 2015.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar [livro eletrônico]: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Editores Associados, 2021.

MARTINS, L. M. Apresentação. In: MARTINS, L. M., ABRANTES, A. A., FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016a, p. 01-09.

MARTINS, L.M., CARVALHO, B., DANGIÓ, M. C. dos S. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicol. Esc. Educ. 22 (2). Ago., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/sNtXNMtyt4MvF7hW8zKTR4c/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023.

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. Contribuições para a sistematização da prática pedagógica na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, p. 15-26, mar. 2015.

PASQUALINI, J.C., LAZARETTI, L.M. Que educação infantil queremos? Um manifesto em defesa da educação escolar para crianças pequenas. Bauru: Editora Mireveja, 2022.

PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M. Currículo por Campos de Experiência na Educação Infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? RPGE. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 425-447, maio/ago., 2020. e-ISSN: 1519-9029. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13312. Acesso em 25 ago. 2022.

PAULO NETTO, J. Introdução ao estudo do método de Marx. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SACCOMANI, M. C. da S. A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. São Paulo: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, jun. 2015. p. 26-43.

SOLOVIEVA, Y.; ROJAS, L. Q. Ensenãnza de la lectura: método práctico para la formación lectora. México: Trillas, 2008.

STAMPA, M. Aprendizagem e desenvolvimento das habilidades auditivas: entendendo e praticando na sala de aula. Rio de Janeiro: Wak editora, 2015.

UMBELINO, J.D. Elementos mediadores na atividade pedagógica promotora do desenvolvimento humano na criança: contribuições da educação em cuba. (tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski; Organização e tradução de Zoia Prestes e Elisabeth Tunes. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S., LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2012, p. 103-117.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem (tradução Paulo Bezerra). São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKI, L. S. Obras escolhidas. Tomo III. Madrid: Visor, 2000.