A Fundamentação psicológica do pensamento de Michael Young e Dermeval Saviani: uma defesa do conhecimento poderoso/clássico

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Patricia Nascimento Marques
Emerson Ferreira Gomes

Resumo

A função da escola, sua relação com o conhecimento e a construção do currículo são temáticas debatidas por diversos pesquisadores da educação. Michael Young (2007b) apropriou-se de estudos sobre sociologia e construção do conhecimento a partir de Durkheim e Vigotski para elaborar uma defesa do conhecimento poderoso nos currículos. Em países distintos e com embasamento que ora diverge e ora converge, Dermeval Saviani (1999) elaborou a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) um currículo baseado no conhecimento clássico, considerado pelo autor condição para libertação. Após levantamento bibliográfico da produção desses autores e demais pesquisadores do currículo na perspectiva da PHC, o presente estudo identificou semelhanças nas elaborações quanto às concepções de escola e de conhecimento escolar. A busca na fundamentação dessa semelhança resultou na identificação do embasamento psicológico adotado em ambas as perspectivas: a psicologia vigotskiana. A partir da análise das produções dos autores estudados, concluímos que a base psicológica que fundamenta o argumento em defesa do conhecimento poderoso/clássico para o desenvolvimento do pensamento do indivíduo é a psicologia proposta por Liev Vigotski. Ressaltamos ainda como as contribuições desses pensadores devem ser consideradas no processo de elaboração do currículo escolar para o enfrentamento ao relativismo e obscurantismo que vivenciamos na atualidade.

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Como Citar
Marques, P. N., & Gomes, E. F. (2023). A Fundamentação psicológica do pensamento de Michael Young e Dermeval Saviani: uma defesa do conhecimento poderoso/clássico. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–22. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-68120
Seção
VARIA/VARIES

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