Pesquisa-Trans-Formação como estratégia de formação docente
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Resumo
A Pesquisa-Trans-Formação como estratégia de formação docente propõe, a partir da tensão entre pesquisar-formar-transformar, a criação de Situações Sociais de Desenvolvimento e, por meio da utilização de diferentes estratégias pedagógicas, promover a reflexão-crítica e fomentar processos de transformação da prática docente. Diante disso, este estudo teve como objetivo discutir a Pesquisa-Trans-Formação elaborada como estratégia de formação docente, realizada em 10 encontros, desenvolvidos de maneira remota, com 10 professores de Educação Física, que atuam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais da rede municipal de uma cidade do Vale do Paraíba Paulista. Frente às inquietações desses educadores, o tema central trabalhado e discutido nos encontros formativos foi a Avaliação para a Aprendizagem em Educação Física, seus desafios e possibilidades. As informações foram produzidas com base em estratégias didático-pedagógicas especificamente, pensadas para o grupo em questão, sendo consideradas algumas das mediações que o constituem, podendo-se citar a discussão de um caso de ensino, slides e formações dialogadas, apresentação de práticas avaliativas já estabelecidas e de novas práticas, reflexão-crítica coletiva, construção colaborativa de uma proposta avaliativa, entre outras. O movimento analítico das informações produzidas, durante o processo de pesquisar e formar esses professores, deu-se por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN,2011) resultando em três categorias: Reflexão sobre a própria prática, Aprendizagem sobre avaliação em Educação Física e Mudança da prática avaliativa, que demonstraram a potencialidade dessa forma de apreender e intervir, dialeticamente, na realidade estudada e de favorecer a transformação educacional e social, possibilitando o reconhecimento do inédito viável neste processo.
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