Pesquisa-Trans-Formação como estratégia de formação docente

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Marcon Moura
Virgínia Mara Próspero da Cunha
Luciana de Oliveira Rocha Magalhães

Resumo

A Pesquisa-Trans-Formação como estratégia de formação docente propõe, a partir da tensão entre pesquisar-formar-transformar, a criação de Situações Sociais de Desenvolvimento e, por meio da utilização de diferentes estratégias pedagógicas, promover a reflexão-crítica e fomentar processos de transformação da prática docente. Diante disso, este estudo teve como objetivo discutir a Pesquisa-Trans-Formação elaborada como estratégia de formação docente, realizada em 10 encontros, desenvolvidos de maneira remota, com 10 professores de Educação Física, que atuam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais da rede municipal de uma cidade do Vale do Paraíba Paulista. Frente às inquietações desses educadores, o tema central trabalhado e discutido nos encontros formativos foi a Avaliação para a Aprendizagem em Educação Física, seus desafios e possibilidades. As informações foram produzidas com base em estratégias didático-pedagógicas especificamente, pensadas para o grupo em questão, sendo consideradas algumas das mediações que o constituem, podendo-se citar a discussão de um caso de ensino, slides e formações dialogadas, apresentação de práticas avaliativas já estabelecidas e de novas práticas, reflexão-crítica coletiva, construção colaborativa de uma proposta avaliativa, entre outras. O movimento analítico das informações produzidas, durante o processo de pesquisar e formar esses professores, deu-se por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN,2011) resultando em três categorias: Reflexão sobre a própria prática, Aprendizagem sobre avaliação em Educação Física e Mudança da prática avaliativa, que demonstraram a potencialidade dessa forma de apreender e intervir, dialeticamente, na realidade estudada e de favorecer a transformação educacional e social, possibilitando o reconhecimento do inédito viável neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moura, F. M., Cunha, V. M. P. da, & Magalhães, L. de O. R. (2023). Pesquisa-Trans-Formação como estratégia de formação docente. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–16. https://doi.org/10.14393/OBv7n2.a2023-67983
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Fernanda Marcon Moura, Universidade de Taubaté - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1379-1492

Virgínia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1919-5480

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Universidade de Taubaté - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7677-6337

Referências

ALARCÃO, I. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ARAÚJO, E. S. Mediação e aprendizagem docente. In: Encontro nacional de psicologia escolar e educacional ABRAPEE – construindo a prática profissional na educação para todos, IX, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009, 150p. 1-15. Disponível em: https://silo.tips/download/mediaao-e-aprendizagem-docente-elaine-sampaio-araujo-ffclrp-usp-ribeirao-preto-s.

ARAÚJO, C. M.; SILVA, E. M. Formação continuada de professores: tendências emergentes na década de 1990. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 326-330, set./dez. 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

FIDALGO, S. S. e SHIMOURA, A. da S. (Orgs.) Pesquisa crítica de colaboração: um percurso da formação docente. São Paulo: Doctor, 2006.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46. 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46.

GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 100, p. 29-41, Dec. 2020.

GÓMEZ, A. P. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote; Instituto de Inovação Educacional, 1995.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo. ed. WMF Martins Fontes, 2017.

IBIAPINA, I. M. L. de M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber, 2008.

MAGALHÃES, M. C. C. La formation continue des enseignants: la séance de réflexion comme espace de negociation entre enseignants. Pratiques Langagières et didactique des langues cahiers de la section des sciences de l’education ,91, p. 191-214, 1999.

MAGALHÃES, M. C. C. A Pesquisa Crítica de Colaboração em Linguística Aplicada. Intercâmbio em Linguística Aplicada – PUC-SP, 2003.

MAGALHÃES, L. O. R. A dimensão subjetiva dos processos de inclusão escolar no movimento da Pesquisa-Trans-Formação. 2021. (Doutorado em Psicologia da Educação), PUC, São Paulo, 2021.

MAGALHÃES, L. O. R.; AGUIAR, W. M. J. Estratégias da formação docente

autogestionária na Pesquisa-Trans-Formação. In: MALUF, M. R.; SOUZA, C. P. Relatos de pesquisa em psicologia da educação. V. 6. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

MARX, K. O Capital – crítica da economia política. Trad. Reginaldo Sant´Anna. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2008.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Palestra proferida no Parlamento Latino-Americano - Parlatino de São Paulo, em 05.10. 2006. Palestra publicada na Revista Simpro-SP, São Paulo: p. 01-24. 2007.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SCHÖN, F. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote; Instituto de Inovação Pedagógica, 1995.

SCHÖN, F. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SFORNI, M. S. de F., VIEIRA, R. de A. Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente. Educação, Porto Alegre, v.31, n.3, set./dez., 2008, p. 239-244.

SILVA JÚNIOR, C. A. Construção de um espaço público de formação. In: SILVA JÚNIOR, C. A. et. al. (Org.) Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1986.

TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. Maceió, Coletivo Veredas, 2018.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZEICHNER, K M. A Formação Reflexiva de Professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

ZEICHNER, K. Beyond the divide of teacher research and academic research. Teachers and teaching: Theory and Practice, v. 1, n. 2, p. 153- 172, 1995.