Família e deficiência: as relações estéticas como mediações

Conteúdo do artigo principal

Bianca Scheuer
Fabiano Furlan

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar os sentidos atribuídos por pais de pessoas com deficiência intelectual em relação às suas experiências estéticas em um programa de inclusão social. O campo de estudos é o “Programa Artes para Todos”, que tem como objetivo promover a inclusão social de pessoas com deficiência a partir de diferentes modalidades artísticas. Nesse processo, o programa conta com o envolvimento de seis pais de pessoas com deficiência intelectual. O processo de construção dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de modo virtualizado e ocorrendo por meio da rede social WhatsApp. A sistematização dos dados foi desenvolvida a partir da análise de conteúdo, com base em MORAES, 1999; BARDIN, 2016. O referencial teórico teve sustentação na Psicologia Histórico-Cultural, tendo Vygotsky (1997; 1999) e Sawaia (2001) como principais autores. Os resultados desta pesquisa mostram que os pais de pessoas com deficiência intelectual notam a importância de espaços que promovam o desenvolvimento de seus filhos, a exemplo do programa em estudo. Os sujeitos da pesquisa enfatizam que a possibilidade de participar das oficinas estéticas propostas pelo programa junto aos seus filhos permitiu a construção de novos olhares para com eles próprios e com seus filhos. Constata-se nas falas dos pais que a participação nas oficinas produziu efeitos importantes no olhar para com seus filhos e os vínculos entre eles. Este estudo problematiza ainda o quanto os impasses vividos por famílias de pessoas com deficiência são permeados por fatores políticos e sociais, os quais indicam a necessidade da psicologia em produzir leituras mais críticas acerca da relação família e deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Scheuer, B., & Furlan, F. (2023). Família e deficiência: as relações estéticas como mediações. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–25. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-67829
Seção
VARIA/VARIES

Referências

BARROCO, S. M. S. The fetishized family in the educational ideology of a capitalist society in crisis: an issue for educational psychology. In: DUARTE, N. (org.). Critique of the Fetishism of Individuality. São Paulo: Autores associados, 2012. Chapter 7, pp. 151-173.

BARROCO, S. M. S. Vygotsky and the study of the psychology of art: contributions to human development. Psicologia & Sociedade [online]. 2014, v. 26, n. 1, pp. 22-31. Available at: https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000100004.

BARROCO, S. M. S. Context and Texts of Vygotsky on Defectology. In: BARROCO, S. M. S. et al. Special Education and Historical-Cultural Theory: In Defense of the Humanization of Man. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2012.

BARDIN, L. Practices. In: BARDIN, L. Content Analysis, 2016. pp. 53-107. Available at: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf. Access 20 july 2022.

BRAZIL, LAW No. 13,146. July 6, 2015. Establishes the Brazilian Law on the Inclusion of Persons with Disabilities (Disability Statute). Planalto. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Access 20 july 2022.

CAMARGO, D. de; BULGACOV, Y. L. M. The aesthetic and expressive perspective in schools: articulating concepts from socio-historical psychology. Psicol. estud., Maringá, v. 13, n. 3, pp. 467-475, Sept. 2008. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300007&lng=en&nrm=iso. Access 20 july 2022.

DIAS, S. S.; OLIVEIRA, M. C. S. L. Intellectual disability from a historical-cultural perspective: contributions to the study of adult development. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 19, n. 2, pp. 169-182, June 2013. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200003&lng=en&nrm=iso.

FEDERICI, S. The Wage-Patriarchy. Translated by Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2021.

FURLAN, F. Teaching art, learning, and development: senses and meanings attributed by non-formal education teachers to teaching work carried out with individuals with intellectual disabilities. 2020. 122 p. Master's Thesis - University of the Joinville Region, Joinville, 2020.

GUIMARÃES, C. C. A. The Right to Have a Father: Parental Abandonment and the Role of the Public Defender's Office of the State of Minas Gerais. 2021. 24 p. Undergraduate Thesis (Law) - Federal University of Uberlândia – Uberlândia, 2021.

GUARIDO, R. Notes on Medicalization. In: KAMERS, Michele; MARIOTTO, R. M.; VOLTOLINI, R. Towards a New Psychopathology of Childhood and Adolescence. São Paulo: Escuta, 2015. Chapter 04, pp. 303-313.

KLAZURA, M. A.; FOGAÇA, V. H. B. Individuals with disabilities between the biomedical model and the biopsychosocial model: competing conceptions. Emancipação, v. 21, pp. 1–18, 2021.

MACALINI, E. R. The Teaching of Arts in NGOs: Historical Factors That Implemented Partnerships Between the Public and Private Sectors. Education, Arts, and Inclusion Magazine, Florianópolis, SC, v. 06, n. 02, 2012. [n.p].

MANZINI, E. J. Consideration of interview transition. In: MARQUEZINE, M. C. et al. (eds.) Colloquium on Special Education Research. Londrina: eduel, 2003. pp. 11-25.

MATA, A. S. Intellectual Disability: Analysis of Scientific Production Based on the Biomedical and Social Models of Disability. Philosophy and Education, Campinas, SP, v. 10, n. 2, pp. 350–378, 2018. Available at: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8653186. Access 27 july 2022.

MATA, N. T. Neglect in Childhood: A Reflection on the (Lack of) Protection of Children and Families. The Social in Question, pp. 223 - 238, 2019. Available at: http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/OSQ_45_art_10.pdf. Access 27 july 2022.

MORAES, R. Content Analysis. Education Journal, Porto Alegre, v. 22, n. 37, pp. 7-32, 1999.

OLIVEIRA, M. R.; SCHLOSSER, A. Brazilians Are Like That: Fatalism Associated with the Identity of Being Brazilian. Psicol. Am. Lat., Mexico, n. 33, pp. 23-32, Jul. 2020.

PAUGAM, S. Social Disqualification: An Essay on the New Poverty (C. Giorgetti, T. Lourenço, Trans.). São Paulo: Educ & Cortez. 2003.

RAGAZZON, P. A. Beyond Our Differences: Theater, Poetics, and Intellectual Disability. 2018. 86 p. Dissertation (Master's in Theater Arts) – Federal University of Rio Grande do Sul – Porto Alegre, 2018.

SAWAIA, B. Ethical-Political Suffering as an Analytical Category for the Dialectics of Exclusion/Inclusion. In: SAWAIA, B. (org.). The Tricks of Exclusion: Psychosocial Analysis and Ethics of Social Inequality.

SAWAIA, B. Family and Affection: the configuration of an ethical-political praxis, dangers, and opportunities. In: ACOSTA, A. R.; VITALE, M. A. F. (eds.). Family: Networks, Bonds, and Public Policies. 2018. Chapter 2, pp. 39-53. Petrópolis: Cortez, 2018.

TOMAZ, R. V. V. et al. Public Health Policies for Individuals with Intellectual Disabilities in Brazil: An Integrative Review. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2016, v. 21, n. 1. pp. 155-172. Available at: https://doi.org/10.1590/1413-81232015211.19402014.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introduction to Research in Social Sciences: Qualitative Research in Education. São Paulo: Atlas, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Fundamentals of Defectology. Selected Works V. Madrid: Visor, 1997.

VYGOTSKY, L. S. Psychology of Art. São Paulo: Martins Fontes. 1999.