Desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem do conceito de ângulo por meio de quatro ações de estudo davidovianas em um contexto de formação inicial de professores

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Josélia Euzébio da Rosa
Frank Becker

Resumo

A presente pesquisa, de natureza experimental, objetivou investigar o desenvolvimento do pensamento matemático em nível teórico, mediado pelo conceito de número, a partir da grandeza ângulo. Um Experimento Didático Desenvolvimental foi realizado com estudantes do Curso de Pedagogia. A dialética foi adotada como método de ensino e de pesquisa. Buscou-se desenvolver uma síntese histórica dos conceitos matemáticos a partir de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. Nesse sentido, indícios de desenvolvimento do pensamento matemático em nível teórico foram reunidos. Os resultados evidenciam a necessidade e algumas possibilidades de ressignificação do modo de organização do ensino no contexto da formação inicial de professores pesquisado.

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Como Citar
Rosa, J. E. da, & Becker, F. . (2021). Desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem do conceito de ângulo por meio de quatro ações de estudo davidovianas em um contexto de formação inicial de professores. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(2), 484–516. https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61411
Seção
DOSSIÊ - SISTEMA DIDÁTICO ELKONIN-DAVIDOV-REPKIN

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