Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin Apresentação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente dossiê – Sistema Didático Elkonin-Davydov-Repkin, da Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica (do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia – objetiva socializar um conjunto de estudos e pesquisas relativos às contribuições do referido sistema e da teoria do ensino desenvolvimental, formulada, inicialmente, por D. Elkonin, Vasili V. Davydov e um grupo de colaboradores, para o desenvolvimento na educação básica.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
DAMAZIO, A.; CARDOSO, E. F. M.; SANTOS, F. E. Organização do Ensino da Matemática no Sistema de Ensino Elkonin-Davidov. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v.11, 2014, p. 01-20
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich davydov: A escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Editora Edufu, Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática, Série Ensino Desenvolvimental. 1ed. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2013, v. 1, p. 275-305.
LONGAREZI, A. M.; SILVA, D. S. Apresentação. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, n. 3, p. 571-590, 20 mar. 2019. Disponível em:
MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas: Autores Associados, 2016.
PUENTES, R. V. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, 2017. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Florianópolis: SED, 2019.
ROSA, J. E. Proposições de Davídov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
RÚSSIA. О проведении эксперимента по введению профильного обучения учащихся в общеобразовательных учреждениях, реализующих программы среднего (полного) общего образования. Постановление Правительства РФ от 9 июня 2003 г. N 334. Disponivel em:
RÚSSIA. O проблемах и перспективах развития начального образования в российской федерации. Министерства общего и профессионального образования российской федерации. От 11 декабря 1996, N 3/2.