Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Ademir Damazio
André Luiz Araújo Cunha
Josélia Euzébio da Rosa

Resumo

O presente dossiê –  Sistema Didático Elkonin-Davydov-Repkin, da Obutchénie:  Revista de  Didática  e  Psicologia  Pedagógica (do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação  e  do  Grupo  de  Estudos  e  Pesquisas  em  Didática  Desenvolvimental  e  Profissionalização Docente (GEPEDI),  da  Faculdade  de  Educação,  da  Universidade  Federal  de Uberlândia –   objetiva socializar um  conjunto  de estudos  e  pesquisas relativos às contribuições do referido sistema e da teoria do ensino desenvolvimental, formulada, inicialmente, por D. Elkonin, Vasili V. Davydov e um grupo de colaboradores, para o desenvolvimento na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Damazio, A. ., Cunha, A. L. A. ., & Rosa, J. E. da . (2021). Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin: Apresentação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(2), 269–278. https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61401
Seção
DOSSIÊ - SISTEMA DIDÁTICO ELKONIN-DAVIDOV-REPKIN

Referências

CUNHA, A. L. A. Conteúdos e metodologias no ensino de Matemática nos anos iniciais do processo de escolarização no Brasil e na Rússia. Tese de Doutorado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.

DAMAZIO, A.; CARDOSO, E. F. M.; SANTOS, F. E. Organização do Ensino da Matemática no Sistema de Ensino Elkonin-Davidov. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v.11, 2014, p. 01-20

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich davydov: A escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Editora Edufu, Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática, Série Ensino Desenvolvimental. 1ed. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2013, v. 1, p. 275-305.

LONGAREZI, A. M.; SILVA, D. S. Apresentação. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, n. 3, p. 571-590, 20 mar. 2019. Disponível em: Acessado em: 06/05/2021. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47433.

MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas: Autores Associados, 2016.

PUENTES, R. V. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, 2017. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Florianópolis: SED, 2019.

ROSA, J. E. Proposições de Davídov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

RÚSSIA. О проведении эксперимента по введению профильного обучения учащихся в общеобразовательных учреждениях, реализующих программы среднего (полного) общего образования. Постановление Правительства РФ от 9 июня 2003 г. N 334. Disponivel em:

RÚSSIA. O проблемах и перспективах развития начального образования в российской федерации. Министерства общего и профессионального образования российской федерации. От 11 декабря 1996, N 3/2.