Trabalho docente e atividade pedagógica a prospecção da liberdade-felicidade na trama da formação contínua do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI) 2020

Conteúdo do artigo principal

Grasiela Maria de Sousa Coelho
https://orcid.org/0000-0001-8465-4316

Resumo

A tese teve como problemática o reconhecimento e valorização da docência no ensino superior, a omissão das políticas públicas e a formação contínua de professores, as dicotomias entre a identidade profissional do professor/pesquisador, as concepções de universidade/ensino/aprendizagem que o docente da educação superior possui, o desamparo dos professores na ausência dos conhecimentos pedagógicos, a legitimidade do saber científico que desconsidera a dimensão pedagógica. Como e o que movimenta o processo formativo que prospecta a liberdade-felicidade do docente do CAFS (Campus Amílcar Ferreira Sobral – UFPI – Floriano – PI) constituiu o problema de pesquisa. O processo de constituição humana em suas dimensões pedagógica e psicológica do ser-tornar-se-sentir-se docente foi objeto de pesquisa. O objetivo geral do estudo foi investigar, no movimento coletivo do processo de formação e aprendizagem docente, a prospecção liberdade-felicidade. Definiu-se como objetivos específicos: identificar as necessidades formativas dos professores partícipes da pesquisa; compreender as unidades dialéticas que movimentam o processo de formação na Atividade Pedagógica; entender o significado social e o sentido pessoal da formação contínua para os professores do CAFS; sintetizar, no coletivo, os fundamentos da formação contínua que dimensionam o projeto institucional de formação contínua dos professores do CAFS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Coelho, G. M. de S. . (2021). Trabalho docente e atividade pedagógica: a prospecção da liberdade-felicidade na trama da formação contínua do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI) 2020. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(1), 252–258. https://doi.org/10.14393/OBv5n1.a2021-60633
Seção
Resumo de Teses e Dissertações

Referências

COELHO, Grasiela Maria de Sousa. Trabalho docente e atividade pedagógica: a prospecção da liberdade-felicidade na trama da formação contínua do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI) 2020. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020

DELARI, Júnior. Achilles. Princípos éticos em Vigotski: perspectivas para a psicologia e a educação. Revista Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 1, p. 45-63, jan./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2153

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. 1. ed. - Rio de Janeiro: EPapers, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n2a2017-10