Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Face a defesa da educação de qualidade para todos e todas, destaca-se que nessa pesquisa de doutorado, concluída em 2020, a formação de professores ocupou uma dimensão fundamental para a defesa da obtenção desse direito humano irrevogável. Contudo, é importante salientar que, ainda que a formação docente tenha sido considerada como elemento fulcral para a (trans)formação de uma educação crítica e emancipatória, ela não é, e nem pode ser, o principal elemento da transformação social, uma vez que os professores não podem ser responsabilizados individualmente pelos sucessos e/ou fracassos da educação e da aprendizagem dos alunos. Ademais, a valorização e desenvolvimento profissional docente estão diretamente relacionadas com a política de formação inicial/continuada e de valorização profissional, com as condições de trabalho, carreira e remuneração.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia e personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educacion, 1989.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo, Martins Fontes, 1983.
MARX, K & ENGELS, F. Teses sobre Feurbach. Trad. Castro e Costa, L.C. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Lisboa, Antídoto, 1979.
XIMENES, Priscilla de Andrade Silva. Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019). 2020. 328 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2020.