Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019)

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Priscilla de Andrade Silva Ximenes
http://orcid.org/0000-0002-0683-6285

Resumo

Face a defesa da educação de qualidade para todos e todas, destaca-se que nessa pesquisa de doutorado, concluída em 2020, a formação de professores ocupou uma dimensão fundamental para a defesa da obtenção desse direito humano irrevogável.  Contudo, é importante salientar que, ainda que a formação docente tenha sido considerada como elemento fulcral para a (trans)formação de uma educação crítica e emancipatória, ela não é, e nem pode ser, o principal elemento da transformação social, uma vez que os professores não podem ser responsabilizados individualmente pelos sucessos e/ou fracassos da educação e da aprendizagem dos alunos. Ademais, a valorização e desenvolvimento profissional docente estão diretamente relacionadas com a política de formação inicial/continuada e de valorização profissional, com as condições de trabalho, carreira e remuneração.

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Como Citar
Ximenes, P. de A. S. . (2021). Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019). Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(1), 243–251. https://doi.org/10.14393/OBv5n1.a2021-60632
Seção
Resumo de Teses e Dissertações

Referências

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XIMENES, Priscilla de Andrade Silva. Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019). 2020. 328 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2020.