Educação do Campo e Formação de Educadores na Perspectiva do Ensino Desenvolvimental: por uma Educação Crítica e Emancipatória aos Povos do Campo

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Solange Martins Oliveira Magalhães
Sílvia Adriane Tavares de Moura

Resumo

O artigo apresenta um estudo teórico pautado na perspectiva do Ensino Desenvolvimental e na Base Histórico-Cultural, objetivando identificar princípios epistemológicos que sustentem uma concepção de Educação do Campo, bem como de formação de seus professores, que possibilitem a materialização de uma educação alternativa, crítica e emancipatória aos povos do campo. Sustentam-se três focos de discussão e reflexão: a) marco histórico da Educação do Campo, influências neoliberais; b) marcos legais da formação de educadores do campo frente ao agravamento da influência neoliberal em tempo de Pandemia Covid-19; c) a contribuição da perspectiva do Ensino Desenvolvimental para a proposição de uma concepção de Educação do Campo, pública, gratuita e de qualidade social. Os princípios epistemológicos identificados, fortalecem a Obutchenie como processo responsável por um sistema de organização e métodos que asseguram a apropriação da experiência socialmente formada, promovendo mudanças qualitativas no desenvolvimento mental dos sujeitos, logo nas possibilidades de emancipação e transformação social.

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Como Citar
Magalhães, S. M. O. ., & Moura, S. A. T. de . (2020). Educação do Campo e Formação de Educadores na Perspectiva do Ensino Desenvolvimental: por uma Educação Crítica e Emancipatória aos Povos do Campo . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(3), 643–666. https://doi.org/10.14393/OBv4n3.a2020-58431
Seção
Dossiê: Psicologia Pedagógica em interface com estudos socioantropológicos numa perspectiva Histórica e Cultural

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