Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu
https://orcid.org/0000-0001-9571-6682
Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
https://orcid.org/0000-0002-2602-5260
Kaled Sulaiman Khidir
https://orcid.org/0000-0001-8880-481X

Resumo

O presente Dossiê é uma publicação da Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia pedagógica, periódico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI) e do Programa Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tendo como temática a Psicologia Pedagógica em interface com estudos socioantropológicos numa perspectiva Histórica e Cultural, com foco nas temáticas: Povos originários e comunidades tradicionais; Relações e identidade(s) de gênero; Relações étnico-raciais, Culturas e Matrizes religiosas, Educação em espaços não escolares; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos – EJA; e Juventudes. Os trabalhos circunscritos acerca dos Povos originários e comunidades tradicionais tratam sobre as populações quilombolas e os povos indígenas, dentre outros, que se constituem por um modo de vida particular, permeado de valores ancestrais que organizam sua cultura, religião, produção econômica, educação e organização social, conforme a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades (BRASIL, 2007). Ressalta-se que a cosmovisão dessas comunidades, em sua origem, apresenta outra lógica de contato, fruição e utilização dos recursos naturais, em contraponto às perspectivas de uma sociedade capitalista. 


 

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Como Citar
Abreu, M. C. B. F. de ., Vilela, M. A. A. S. ., & Khidir, K. S. . (2020). Apresentação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(3), 611–617. https://doi.org/10.14393/OBv4n3.a2020-58424
Seção
Dossiê: Psicologia Pedagógica em interface com estudos socioantropológicos numa

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