A contribuição da Situação Desencadeadora de Aprendizagem no processo de significação a partir de um gênero discursivo

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Janaina Damasco Umbelino
Larissa Riboli

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo identificar como se explicita o processo de significação das ações da atividade de ensino por meio do gênero discursivo “manual de instruções”. Nosso estudo organizou-se a partir das problemáticas: como se dá a construção das significações em uma atividade coletiva? É possível desencadear um processo de significação por meio do gênero discursivo manual de instruções? Elegemos a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Atividade Orientadora de Ensino como fundamentos teóricos e metodológicos que sustentaram a pesquisa bibliográfica e análise dos dados. Desenvolvemos um experimento didático-formativo, a partir de uma história virtual e um jogo, com uma turma do 4° ano do ensino fundamental I – Anos Iniciais, em uma escola da rede pública de Francisco Beltrão - PR. Participaram da pesquisa 21 crianças, entre 8 a 9 anos de idade. Os resultados apontam que a tarefa de ensino desenvolvida por nós possibilitou a apropriação do conceito gênero discursivo instrucional manual de instruções e que, neste processo de resolução do problema, emergiram atos de significação novos, por meio da análise e generalização, visto que cada grupo produziu seus manuais de instrução, um diferente do outro. A linguagem escrita e sua especificidade foram elementos importantes para a conclusão da atividade.

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Como Citar
Umbelino, J. D., & Riboli, L. . (2020). A contribuição da Situação Desencadeadora de Aprendizagem no processo de significação a partir de um gênero discursivo. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(2), 534–561. https://doi.org/10.14393/OBv4n2.a2020-57495
Seção
Dossiê - Atividade Orientadora de Ensino

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