Desafios dos processos de organização de ensino para a formação das crianças da classe trabalhadora

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Maria Isabel Batista Serrão
Graziela Regina dos Santos

Resumo

O presente texto busca refletir sobre a organização do ensino na perspectiva da Teoria histórico-cultural, particularmente da Atividade Orientadora de Ensino, como modo geral de organização do ensino para o desenvolvimento humano. A sociedade capitalista impõe muitos limites para a formação das melhores qualidades humanas, mas a escola pode ser o lugar privilegiado para a educação como humanização da criança, especialmente a da classe trabalhadora. A partir de estudos e reflexão sobre documentação pedagógica, muitos desafios se apresentam: a professora ou o professor necessita prementemente compreender como a criança aprende, suas reais condições de vida, o movimento lógico e histórico dos conceitos, a importância da apropriação do conhecimento teórico esuas implicações pedagógicas para a organização do ensino que promove o desenvolvimento humano.

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Como Citar
Serrão, M. I. B. ., & Santos, G. R. dos . (2020). Desafios dos processos de organização de ensino para a formação das crianças da classe trabalhadora. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(2), 483–508. https://doi.org/10.14393/OBv4n2.a2020-57493
Seção
Dossiê - Atividade Orientadora de Ensino

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