Apresentar-se Apresentação

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Manoel Oriosvaldo de Moura
Elaine Sampaio Araujo

Resumo

Apresentar um dossiê. Eis uma ação que requer presença de algo que representa o que foi vivido. Sim, nosso papel, aqui, é apresentar um conjunto de textos que, no momento, carregam as marcas de uma história iniciada 30 anos atrás. A atividade de ensino se apresentou, pela primeira vez, como Atividade Orientadora de Ensino em Moura (1992) e em Lanner de Moura (1995). Naquele momento, a análise das perspectivas construtivistas, à luz dos pressupostos da teoria histórico-cultural emergente e de uma concepção de matemática como desenvolvimento lógico-histórico de conceitos (CARAÇA,1998), colocavam um problema novo para a organização do ensino, como atividade (LEONTIEV, 1978): como dar visibilidade, nos processos de apropriação de conceitos, como respostas humanas às necessidades que a vida em sociedade e o meio onde elas acontecem oferecem.

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Como Citar
Moura, M. O. de, & Araujo, E. S. (2020). Apresentar-se: Apresentação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(2), 293–309. https://doi.org/10.14393/OBv4n2.a2020-57481
Seção
Dossiê - Atividade Orientadora de Ensino

Referências

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LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

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MOURA, M. O. A construção do signo numérico em situação de ensino. 1992. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, SP, 1992.

MOURA, M. O.; ARAUJO, E.; SERRÃO, M. I. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 411-430, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19817.

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