Processo de pesquisa intervenção formativa por meio do ensino das artes e o desenvolvimento das emoções e sentimentos na escola

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Tatiane da Silva Pires Felix
https://orcid.org/0000-0002-4944-4732
Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
https://orcid.org/0000-0001-5872-4341

Resumo

Este artigo discute e apresenta os principais resultados de nossa tese de doutorado, cujo objetivo volta-se às contribuições de um processo de intervenção formativo, por meio do ensino das artes, para o desenvolvimento das emoções e sentimentos de estudantes em idade escolar. O processo de intervenção contou com 26 encontros semanais, de 90 minutos de duração, com 08 crianças de um segundo ano do ensino fundamental, que participaram de atividades artísticas com música e pintura, com a finalidade de apreensão de aspectos de seu desenvolvimento afetivo-cognitivo. Ao término do processo de intervenção, as crianças apresentaram suas produções artísticas e debateram sobre o aprendizado a respeito das artes e das emoções e sentimentos. Por meio da análise notamos o quanto as intervenções formativas contribuíram para que as crianças se motivassem para a participação em atividades artísticas dentro e fora do contexto escolar e também passaram a falar mais sobre suas emoções e sentimentos. Compreendemos que a intervenção formativa por meio do ensino de atividades artísticas pode contribuir para o desenvolvimento afetivo e cognitivo dos sujeitos participantes do processo.

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Como Citar
Felix, T. da S. P. ., & Viotto Filho, I. A. T. . (2019). Processo de pesquisa intervenção formativa por meio do ensino das artes e o desenvolvimento das emoções e sentimentos na escola. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(2), 1–20. https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51561
Seção
Dossiê: Aprendizagem e Desenvolvimento na Teoria Histórico-Cultural

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