Apontamentos sobre a pedologia de Vigotski alguns conceitos importantes em seu contexto histórico

Conteúdo do artigo principal

Pabliny Marques de Aquino
https://orcid.org/0000-0001-6709-0192
Gisele Toassa
https://orcid.org/0000-0003-3166-7935

Resumo

Vigotski, na busca de compreender cientificamente a formação dos processos psicológicos tipicamente humanos, dialogou com a pedologia, ciência multidisciplinar que tinha como foco de estudo a criança.  Considerando o comentário aos textos pedológicos do autor, este artigo tem por objetivo central compreender a mencionada ciência na perspectiva de Vigotski, em alguns de seus conceitos basilares. Exploramos, ainda, elementos da história da pedologia, além do Decreto de proibição à pedologia, que descrevemos brevemente. Trazemos resultados de pesquisas bibliográficas de textos de Vigotski traduzidos para o espanhol e para o português, tendo como corpus as obras presentes no Tomo IV, a publicação recente das “Sete aulas sobre pedologia”. O texto descreve a pedologia e a forma como aborda o desenvolvimento, envolvendo a relação com os conceitos de periodização, crise, meio, consciência, personalidade, neoformação e vivências.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Aquino, P. M. de ., & Toassa, G. (2019). Apontamentos sobre a pedologia de Vigotski: alguns conceitos importantes em seu contexto histórico. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(2), 1–19. https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51559
Seção
Dossiê: Aprendizagem e Desenvolvimento na Teoria Histórico-Cultural

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