Processos de desenvolvimento da subjetividade alternativas teóricas na compreensão das dificuldades de aprendizagem

Conteúdo do artigo principal

Andressa Martins do Carmo de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-6012-9434

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicar processos de desenvolvimento da subjetividade, a partir do movimento configuracional subjetivo em uma criança em sala de aula, considerando os processos que levaram à emergência de uma configuração subjetiva geradora do desenvolvimento subjetivo que, entre outras coisas, facilitou a aprendizagem. Para tanto, é apresentado um estudo de caso de um aluno do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Brasília. O referencial teórico utilizado é o da Teoria da Subjetividade, em uma perspectiva cultural-histórica, juntamente com seu norte epistemológico e metodológico, constituído, respectivamente, pela Epistemologia Qualitativa e pelo método construtivo-interpretativo. Foram utilizados, como principais instrumentos, as dinâmicas conversacionais e as sessões interativas diversas, que geraram um espaço dialógico, relacional e subjetivo, com o intuito de acompanhar a expressão singular e diferenciada da criança em sala de aula. A configuração subjetiva do desenvolvimento que foi sendo gerada no curso da pesquisa permitiu compreender os diferentes posicionamentos do participante, que passou a ser ativo, que conquistou espaço na sala de aula e que se engajou nas atividades propostas, com significativo avanço em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados apontaram para um novo olhar em relação às dificuldades da aprendizagem, articulando simultaneamente as trajetórias únicas de vida, concepções, experiências e formas de sociabilidade como aspectos a serem considerados desde uma perspectiva complexa, para além das concepções estreitas, universalistas e deterministas sobre a criança e o seu desenvolvimento na escola. Fala-se, assim, em situar o processo de desenvolvimento dentro da trama de vida do aluno, e não fora dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira , A. M. do C. de. (2019). Processos de desenvolvimento da subjetividade: alternativas teóricas na compreensão das dificuldades de aprendizagem. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(1), 180–204. https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-50596
Seção
Dossiê Desdobramentos da Teoria da Subjetividade no campo da educação

Referências

AMARAL, A.L.S.N.D. A constituição da aprendizagem criativa no processo de desenvolvimento da subjetividade, 2011.

BLOCH, M.N. Critical perspectives on the historical relationship between child development and early childhood education research. Reconceptualizing the early childhood curriculum: Beginning the dialogue, p. 3-20, 1992.

DE OLIVEIRA ALMEIDA, A.M; CUNHA, G.G. Representações sociais do desenvolvimento humano. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 1, p. 147-155, 2003.

GONZÁLEZ REY, F. Comunicación, personalidad y desarrollo. Pueblo y Educación, Havana, 1995.

______. Epistemología cualitativa y subjetividad. La Habana: Pueblo y Educación, 1997.

______. Sujeto y Subjetividad: una aproximación histórico-cultural. México: Thomson, 2002.

______. O sujeito, a subjetividade e o outro na dialética complexa do desenvolvimento humano. O outro no desenvolvimento humano. São Paulo, Brasil: Pioneira Thomson Learning, 2004.

______. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Cengage Learning, 2005.

______. O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, Maria Carmem Villela Rosa (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. 2 ed. Campinas: Alínea, 2008. p. 29-44.

______. A configuração subjetiva dos processos psíquicos: avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília, DF: Liber, p. 21-42, 2012.

______. Vygotsky, subjetividade e educação, 2015. Acesso em 01/03/2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GvhWP9_Job0

______. The topic of subjectivity in psychology: Contradictions, paths and new alternatives. Journal for the Theory of Social Behaviour, v. 47, n. 4, p. 502-521, 2017.

______. Subjectivity and discourse: Complementary topics for a critical psychology. Culture & Psychology, p. 1354067X18754338, 2018.

GONZÁLEZ REY, F; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Alínea, 2017a.

______. El desarrollo de la subjetividad: una alternativa frente a las teorías del desarrollo psíquico. Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano, 13(2), 3-20. 2017b.

GONZÁLEZ REY, F; MITJÁNS MARTÍNEZ, A; BEZERRA, M. Psicología en la educación: implicaciones de la subjetividad en una perspectiva culturalhistórica. Puerto Rican Journal of Psychology/Revista Puertorriqueña de Psicología, v. 27, n. 2, 2016.

GONZÁLEZ REY, F; MITJÁNS MARTÍNEZ, A; ROSSATO, M; GOULART, D.M. The relevance of the concept of subjective configuration in discussing human development. In: Perezhivanie, emotions and subjectivity. Springer, Singapore, 2017. p. 217-243.

GOULART, D.M. Educação, saúde mental e desenvolvimento subjetivo: da patologização da vida à ética do sujeito. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília, 2017.

MITJÁNS MARTINÉZ, A; GONZÁLEZ REY, F. Psicologia, educação e aprendizagem escolar. Cortez Editora, 2017.

OLIVEIRA, A.M.D.C.D. Desenvolvimento subjetivo e educação: avançando na compreensão da criança que se desenvolve em sala de aula. 2017.

OLIVEIRA, A.M.D.C.D.; GONZÁLEZ REY, F. A Criança que se Desenvolve Subjetivamente em Sala de Aula: Caminhos para o aprender escolar. In: TACCA, M. C. V. R. et. al. (Orgs.). Subjetividade, Aprendizagem e Desenvolvimento: Estudos de Caso em Foco. Campinas: Alínea, 2019, cap. 1, p. 11-31 (no prelo).

ROSSATO, M. O movimento da subjetividade no processo de superação das dificuldades de aprendizagem escolar. 2009. 257 f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília.

ROSSATO, M; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. A superação das dificuldades de aprendizagem e as mudanças na subjetividade. Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência, p. 71-107, 2011.

SAVIANI, D. Histórias pedagógicas no Brasil. 3. ed. ver. 1 reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

TACCA, M.C.V.R. As relações sociais na escola e desenvolvimento da subjetividade. In: SCOZ, B. et al. (Org.). Aprendizagem: Tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. São Paulo: Vozes, 2006. cap. 4, p.60-85.

TACCA, M.C.V.R.; GONZÁLEZ REY, F. Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicologia: ciência e profissão, v. 28, n. 1, p. 138-161, 2008.