A expressão da subjetividade no contexto da educação inclusiva: complexidade e desafios

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Ana Valéria Marques Fortes Lustosa

Resumo

Na atualidade, a inclusão escolar de pessoas do público alvo da educação especial está presente em todos os níveis de ensino. Essa conquista rompe com séculos de esquecimento, silêncio e omissão no que se refere a esses indivíduos. Apoiada em novas formas de organização do trabalho pedagógico no âmbito da Educação para Todos, evidencia a relevância do processo de aprender como ato iminentemente social, no qual as relações estabelecidas exercem papel fundamental. Nesse contexto, a subjetividade individual e social estão no âmago do processo de aprender em múltiplas e variadas formas, com implicações significativas que se expressam no cotidiano e na vida dos aprendizes, contrapondo-se à visão reducionista que limita o desenvolvimento e a atuação desses indivíduos ao evidenciar a dinâmica dos processos subjetivos como geradores de  possibilidades criativas na superação dos obstáculos.

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Como Citar
Lustosa, A. V. M. F. . (2019). A expressão da subjetividade no contexto da educação inclusiva: complexidade e desafios . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(1), 114–134. https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-50593
Seção
Dossiê Desdobramentos da Teoria da Subjetividade no campo da educação

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