Teoria da Subjetividade e educação: entrevista com Fernando González Rey Entrevista

Conteúdo do artigo principal

Fernando Luis González Rey
Daniel Magalhães Goulart

Resumo

Esta entrevista aborda o tema da educação, tendo como fio condutor a formação e a trajetória intelectual do autor da Teoria da Subjetividade em uma abordagem cultural-histórica, Fernando González Rey. Mais que uma entrevista convencional, tratou-se de um diálogo, que aborda a riqueza e a densidade do pensamento vivo do autor. Por meio de sua perspectiva da subjetividade, a educação encontra-se permanentemente articulada à geração de relações e espaços sociais voltados ao desenvolvimento subjetivo. Indivíduos, grupos sociais e instituições articulam-se complexamente na organização dos processos educativos, que se encontram, por um lado, indissociados da história e da cultura e, por outro, voltados para a construção do porvir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
González Rey, F. L. ., & Goulart, D. M. (2019). Teoria da Subjetividade e educação: entrevista com Fernando González Rey : Entrevista. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(1), 13–33. https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-50573
Seção
Dossiê Desdobramentos da Teoria da Subjetividade no campo da educação

Referências

BEZERRA, M.D.S. Dificuldades de aprendizagem e subjetividade: para além das representações hegemônicas do aprender. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

GONZÁLEZ REY, F. Personalidad, salud y modo de vida. Cidade do México: UNAM Iztacala, 1993.

GONZÁLEZ REY, F. Comunicación, personalidad y desarrollo. Habana: Pueblo y Educación, 1995.

GONZÁLEZ REY, F. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. Tradução de Raquel Souza Guzzo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. 2. ed. Tradução de M. A. Ferrada Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2005.

GONZÁLEZ REY, F.O pensamento de Vigotsky: contradições, desdobramentos e desenvolvimento. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Hucitec, 2013.

GONZÁLEZ REY, F. Human motivation in question: discussing emotions, motives and subjectivity from a cultural-historical standpoint. Journal for the Teory of Social Behaviour. doi: 10.1111/jtsb.12073, 2014.

GONZÁLEZ REY, F. Advancing the topics of social reality, culture, and subjectivity from a cultural-historical standpoint: Moments, paths, and contradictions. Journal of Theoretical and Philosophical Psychology, v. 36, p. 175-189, 2016a.

GONZÁLEZ REY, F. The topic of subjectivity in psychology: contradictions, paths and new alternatives. Journal for the Theory of Social Behaviour, 47(4), 502-21, 2017. (DOI:10.1111/jtsb.12144.)

GONZÁLEZ REY, F. Subjectivity in debate: some reconstructed philosophical premises to advance its discussion in psychology. Journal for the Theory of Social Behaviour, 49(2), 212-234, 2019. DOI: 10.1111/jtsb.12200.

GONZÁLEZ REY, F.; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. La personalidad: su educación y desarrollo. Habana: Pueblo y Educación, 1989.

GONZÁLEZ REY, F.; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Three approaches to psychology in Latin America: their rise and fall. Annual Review of Critical Psychology, 10, 642-662, 2013.

GONZÁLEZ REY, F.; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; GOULART, D.M. (Orgs.). Subjectivity within cultural-historical perspective: theory, methodology and research. Singapore: Springer, 2019.

GONZÁLEZ REY, F.; PAVÓN-CUÉLLAR, D. La revolución cubana: subjetividad y psicología. Teoría y Crítica de la Psicología, 12, 10-35, 2019.

GOULART, D.M. Educação, saúde mental e desenvolvimento subjetivo: da patologização da vida à ética do sujeito. 2017a. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília.

GOULART, D.M. Subjectivity and critical mental health: lessons from Brazil. Londres: Routledge, 2019.

MACHADO, R. Impressões de Michel Foucault. São Paulo: n-1 edições, 2017.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A; GONZÁLEZ REY, F. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.

MONTERO, M (Org.). Construcción y crítica de la psicología social. Barcelona: Editorial Anthropos, 1994.

OLIVEIRA, A.M.D.C. Desenvolvimento subjetivo e educação: avançando na compreensão da criança que se desenvolve em sala de aula. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília.

VALSINER, J. What cultural psychology needs: generalizing theories!.

Culture & Psychology, 20(2), 147-159, 2014.