O uso da linguagem no desenvolvimento do pensamento humano

Conteúdo do artigo principal

Márcia Martins de Oliveira Abreu
Adriana Pastorello Buim Arena

Resumo

O presente ensaio é resultado de reflexões acerca da temática linguagem, tecidas por meio de interlocuções com alguns teóricos, dentre os quais Bakhtin e Volochínov, Charaudeau, Vygotsky e Wittgenstein. O estudo tem o objetivo de buscar subsídios para melhor compreensão da linguagem e de sua relação com o pensamento no desenvolvimento humano. O estudo convida o leitor para uma reflexão sobre as experiências humanas com a linguagem, explicitando aspectos inerentes a ela como a dialogicidade, a dialética, a criatividade, a contextualização e processos de bricolagem que se materializam em sua utilização.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira Abreu, M. M. de, & Arena, A. P. B. (2017). O uso da linguagem no desenvolvimento do pensamento humano . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(3), 477–490. https://doi.org/10.14393/OBv1n3a2017-2
Seção
Dossiê Olhares sobre a linguagem escrita

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal.São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. A interação verbal. In: _____.Marxismo e filosofia da linguagem.16. Ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2014.

VYGOTSKY, L. S.Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins, 2001a.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio‑histórico 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. In: Os Pensadores, São Paulo, Abril: 1995.