A objetivação do currículo na atividade pedagógica

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Manoel Oriosvaldo de Moura

Resumo

Ao analisarmos o que pode ser o resultado do que produzem os currículos, nos vem a dúvida sobre a sua eficácia e somos chamados a desnaturalizar o modo como temos aceitado as suas formulações. Para a nossa atividade como professor, que tem como objeto a formação de professores, que por sua vez terão como objeto a concretização de propostas curriculares, parece-nos necessário buscar respostas às perguntas: qual o conhecimento relevante para essa formação? Qual o resultado esperado daqueles que serão alvo das ações desencadeadas pelas atividades pedagógicas que visam o ensino de conteúdos para concretizar o currículo? Neste artigo, procuramos abordar o currículo a partir do lugar que ocupamos no sistema educacional, na condição de professor de futuros professores. Nosso foco está dirigido sobre a forma de concretização do currículo no espaço escolar, lugar por excelência onde se realiza a trama pedagógica que objetiva o ensino. Defendemos que o desenvolvimento do currículo tenha também uma dimensão formadora daqueles que, na qualidade de sujeitos, participam dessa atividade complexa que de algum modo visa a realização de um projeto social. Nesse sentido, apresentamos um exemplo de realização de uma proposta de desenvolvimento de um currículo dentro de um projeto que tinha por objetivo experienciar, por meio do desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino, o processo de significação da atividade pedagógica como modo de sua concretização, a partir da teoria da atividade. O projeto foi desenvolvido em colaboração por quatro grupos de pesquisas de universidades públicas que constituíram núcleos formados por pós-graduandos, alunos de iniciação científica, professores da rede pública de ensino e o coordenador do projeto local, professor da universidade, que viam nessa composição o modo de colocar em movimento a formação de cada participante diante de um problema comum: a construção de uma proposta para o ensino de matemática.


 

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Como Citar
Moura, M. O. de. (2017). A objetivação do currículo na atividade pedagógica . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(1), 98–128. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-5
Seção
DOSSIÊ

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