Influências da pergunta na formação de conceitos científicos: um ensaio de interpretação

Conteúdo do artigo principal

Orlando Fernández Aquino

Resumo

Neste artigo trata-se o tema da influência da pergunta na formação de conceitos científicos na escola. O objetivo foi sustentar a tese de que o uso adequado da pergunta no processo de ensino-aprendizagem constitui uma ferramenta didática para a formação de conceitos científicos. O método empregado foi o trânsito do abstrato para o concreto, segundo as formulações de K. Marx. Os resultados constituem uma generalização teórica de pesquisas desenvolvidas entre 2009 e 2016. Conclui-se que o uso da pergunta, a formação do pensamento teórico e o ensino-aprendizagem são temas conexos nos âmbitos da Filosofia dialética, da Didática e da Psicologia pedagógica. Explicam-se as profundas relações que a pergunta estabelece entre esses âmbitos da ciência. Verifica-se a tese defendida e contribui-se com um conjunto de indicadores que permitem avaliar a funcionalidade didática da pergunta na formação de conceitos científicos na escola. 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Aquino, O. F. (2017). Influências da pergunta na formação de conceitos científicos: um ensaio de interpretação . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(1), 168–186. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-8
Seção
DOSSIÊ

Referências

DAVIDOV, V. V. O que é a atividade de estudo. Revista Escola Inicial, n. 7, 1999.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Editora INIJUI, 1998.

KLINGBERG, L. Introducción a la didáctica general. La Habana: Pueblo y Educación, 1972.

KOPNIN, Pavel V. Lógica dialéctica. La Habana: Pueblo y Educación, 1983.

MARX, Karl. Elementos fundamentalespara la crítica de la economía política (Grundrisse) (1857-1858). Vigésima edición, v. 1, México, D.F.: Siglo XXI Editores, 1857/2007.

LENIN, Vladimir I. Cuadernos filosóficos. La Habana: Editora Política, 1979.

LIBÂNEO, J. Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar o lugar da teoria e da prática em didática. In:Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. José Carlos Libâneo e Nilda Alves (Orgs.) São Paulo Cortez, 2012, p.35-60.

YAKOLIEV, Nicolai. Metodología y técnica de la clase. La Habana: Libros para la Educación, 1979.