Quem são os educandos do Curso Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-53404Palavras-chave:
Educandos, Educação do Campo, UFFS, Laranjeiras do SulResumo
O presente estudo apresenta como proposta central caracterizar o perfil dos acadêmicos que ingressam à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, no curso Interdisciplinar em Educação no Campo. Partindo das especificidades da criação dessa Instituição e visto que se trata de um curso voltado à educação do campo e sua importância em estar instalado nesse campus, localizado dentro do Território Cantuquiriguaçu, que tem como característica a forte presença da agricultura familiar e camponesa. Curso este cujo objetivo principal é formar profissionais capacitados para atuarem nas escolas do campo. Para traçar esse perfil utilizou-se como base uma pesquisa de campo, que teve como local de aplicação a UFFS, Campus Laranjeiras do Sul. Nessa pesquisa foram aplicados 47 questionários aos educandos matriculados nas quatro primeiras fases do curso, buscando conhecer o perfil socioeconômico e acadêmico. A partir disso, verificam-se dois aspectos relevantes: por um lado a instituição vem cumprindo o seu papel em atender as reivindicações populares, priorizando o processo de expansão da educação superior pública e gratuita a uma região e população historicamente esquecida, e, por outro, um problema enfrentado pelo curso: a evasão.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 391, de 10 de maio de 2016. Estabelece orientações e diretrizes aos órgãos normativos dos sistemas de ensino para o processo de fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. 2016. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/portaria_391_10052016.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília, DF: SECAD, 2007.
BRASIL. Universidade Federal da Fronteira Sul. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura. Chapecó, 2010. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/cclecls/2015-0001. Acesso em: 12 ago 2019.
CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. saúde [online], Rio de Janeiro, 2009, v. 7, n. 1, p. 35-64. Doi: 10.1590/S1981-77462009000100003.
CALDART, R. S. Sobre educação do campo. In: SANTOS, C. A. dos. (org.). Educação do campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008. (Série Por Uma Educação do Campo, n. 7).
CONDETEC – Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu. Cantuquiriguaçu Território Paraná: estratégia para o desenvolvimento II. Laranjeiras do Sul: CONDETEC, 2009.
MACHADO, C. Educação do campo: fundamentos, práticas, políticas e tendências. Curitiba: Fael, 2012.
MENDES, M. M. Especificidades da educação e da escola do campo: documentos oficiais e produção bibliográfica em análise (1996-2016). 2017. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
MUNARIM, A. et al. Educação do campo: reflexões e perspectivas. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2011.
OLIVEIRA, D. H. C. Dificuldades encontradas ao cursar educação do/no campo na Universidade Federal da Fronteira Sul. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UFFS, 1.; FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 9., SEMINÁRIO DE FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESCOLA DA TERRA, 3., 2017, Laranjeiras do Sul. Anais [...]. Laranjeiras do Sul: UFFS, 2017.
PARANÁ. Parecer CEE/CEB nº 1011/10. Consulta sobre as Normas e princípios para a implementação da Educação Básica do Campo no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, bem como do processo de definição da identidade das escolas do Campo. 2010. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/pareceres/parecer10112010.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
PARANÁ. Secretaria Estadual da Educação e do Esporte. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba: SEED, 2006.
RADIN, J. C.; VALENTINI, D. J.; ZARTH, P. A. (org.). História da Fronteira Sul. Porto Alegre: Letra&Vida: Chapecó: UFFS, 2015.
SOUZA, F. E. de; FERNANDES, B. M. O papel da geografia escolar para o fortalecimento do campesinato no município da Cidade de Goiás. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 12., 2009, Montevidéu, Uruguai. Anais [...] Montevidéu, 2009.
VIEIRA, J. G. S. Metodologia da pesquisa cientifica na prática. Curitiba: Fael, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.