Ações Formativas Integradas

relato de experiência e impacto sobre a terceira edição do programa em Patos de Minas

Autores

  • Fábio Silva Borges Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0001-8263-504X
  • Henrique Ferreira Landim Universidade Federal de Uberlândia
  • Sabrina Nunes Vieira Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos de Souza Gomes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49947

Palavras-chave:

Ações Formativas Integradas., Campus Patos de Minas., Cursinho Pré-Enem Gratuito

Resumo

Este texto relata a experiência de execução da terceira edição do Programa Institucional de Extensão Ações Formativas Integradas (AFIN), da Universidade Federal de Uberlândia, no campus Patos de Minas. Tal projeto é voltado para os estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio, egressos do Ensino Médio oriundos de escolas públicas e bolsistas integrais da rede particular de Patos de Minas e região, oferecendo um cursinho pré-Enem gratuito, proporcionando uma preparação de qualidade para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Sendo assim, toda a estrutura do projeto desenvolvido é descrita, bem como o perfil social e educacional do aluno cursista recebido, os resultados das aprovações obtidas ao final da edição do Programa, as dificuldades encontradas para a sua realização, as melhorias implementadas em relação às edições anteriores e o impacto sobre a comunidade local.

 

Downloads

Biografia do Autor

  • Fábio Silva Borges, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; Graduando em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista do Programa Ações Formativas Integradas – Patos de Minas.

  • Henrique Ferreira Landim, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduando em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista do Programa Ações Formativas Integradas – Patos de Minas.

  • Sabrina Nunes Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora associada I na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Patos de Minas, Brasil; coordenadora do Programa Ações Formativas Integradas – Patos de Minas.

  • Marcos de Souza Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, Brasil, com estágio sanduíche na Universidade do Algarve, Faro, Portugal; professor adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Patos de Minas, Brasil.

Referências

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; WAISELFISZ, J. J. Brasília-DF: Flacso, OEI, MEC, 2015. 346 p.

ANDIFES. V pesquisa do perfil socioeconômico dos estudantes de graduação das Universidades Federais. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-perfil-socioeconomico-dos-estudantes-de-graduacao-das-universidades-federais/. Acesso em: 27 maio 2019.

GUIA DO ESTUDANTE. Guia de cursinhos populares de todo o Brasil. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/guia-de-cursinhos-populares-de-todo-o-brasil/. Acesso em: 20 jul. 2019.

GUIA DO ESTUDANTE. Mais de 70% dos alunos das universidades federais são de baixa renda. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/mais-de-70-dos-alunos-das-universidades-federais-sao-de-baixa-renda. Acesso em: 21 jul. 2019.

IBGE. Cidades e Estados do Brasil, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2019.

INEP. Edital Nº 16, de 20 de março de 2018. Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2018/edital_enem_2018.pdf. Acesso em: 3 jun. 2019.

INEP. Matrículas no ensino médio: sinopse estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 20 jul. 2019.

MENEGON, R. R. et al. A importância dos projetos de extensão no processo de formação inicial de professores de educação física. In: JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA, 14., 2015, Marília. Anais [...]. Marília, 2015.

PORTAL UFU. Universidade Federal de Uberlândia: conheça a UFU. Disponível em: http://www.ufu.br/institucional. Acesso em: 9 abr. 2019.

SCHEIDEMANTEL, S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o Projeto Construir. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais [...], Belo Horizonte, 2004.

TANCREDI, S. Cursinho AFIN da UFU. Disponível em: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/cursinhos-comunitarios/cursinho-afin-ufu.htm. Acesso em: 9 abr. 2019.

Downloads

Publicado

13-03-2020

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

BORGES, Fábio Silva; LANDIM, Henrique Ferreira; VIEIRA, Sabrina Nunes; GOMES, Marcos de Souza. Ações Formativas Integradas: relato de experiência e impacto sobre a terceira edição do programa em Patos de Minas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 258–272, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-49947. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49947. Acesso em: 19 abr. 2025.