Educação Popular em Saúde

construindo saberes e práticas de cuidado através do EDPOPSUS

Autores

  • Rosiane Pinheiro Rodrigues Universidade do Estado do Pará
  • Georgia Helena de Oliveira Sotirakis Universidade do Estado do Pará
  • Juliana de Fátima Almeida da Penha Universidade do Estado do Pará
  • Juciane Sousa Dias Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49315

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemia

Resumo

Trata-se de um relato de experiência vivenciada por uma das turmas da primeira edição do EDPOPSUS, no Estado do Pará, formação ofertada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Osvaldo Cruz/Fiocruz e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa/Ministério da Saúde no período de maio a setembro de 2017, em Belém-PA. O objetivo foi apresentar a experiência da turma durante o processo formativo, suas práticas, vivências e transformações a partir da proposta do curso. As atividades de campo foram desenvolvidas com as comunidades adstritas da Estratégia Saúde da Família de Belém e Ananindeua, em maior escala, mas também, com participações nas comunidades adstritas da Estratégia Saúde da Família do Marajó. O trabalho desenvolvido mostrou uma riqueza e uma enorme diversidade de culturas e realidades do nosso Estado, através da Educação Popular em Saúde. Ao longo da formação EDPOPSUS foram observadas mudanças nas concepções e práticas dos educandos e nas relações com os outros trabalhadores, por meio da apresentação dos trabalhos de campo, numa construção sistemática do conhecimento, de empoderamento e de reflexões críticas.

 

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Biografia do Autor

Rosiane Pinheiro Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Mestra em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Pará; professora substituta na Universidade do Estado do Pará, Brasil; tutora Ead da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Georgia Helena de Oliveira Sotirakis, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará, Brasil; bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Juliana de Fátima Almeida da Penha, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará, Brasil.

Juciane Sousa Dias, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará, Brasil.

Referências

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Publicado

13-03-2020

Como Citar

RODRIGUES, R. P.; SOTIRAKIS, G. H. de O. .; PENHA, J. de F. A. da; DIAS, J. S. . Educação Popular em Saúde: construindo saberes e práticas de cuidado através do EDPOPSUS. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 219–229, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-49315. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49315. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

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