Círculos de leitura e letramento literário em espaços de privação de liberdade

Autores

  • Patrícia Gonçalves Jorge Universidade Regional de Blumenau
  • Karina Zendron da Cunha Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0001-6579-7522
  • Suelen Ramos Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-47676

Palavras-chave:

Letramento literário, Remição pela leitura, Literatura no cárcere, Círculos de leitura

Resumo

A leitura é uma ferramenta valiosíssima na formação do sujeito e, por esse motivo, deveria ser tratada como um direito cultural ao qual todos os cidadãos deveriam ter acesso. Contudo, não é essa a nossa realidade. Neste artigo, pretendemos elucidar a importância da leitura, bem como o modo como ela vem sendo tratada nas escolas e no ambiente carcerário. Muitos dispositivos legais versam sobre o direito que o apenado tem à educação e, abarcada por este direito, está também a leitura. Além disso, pretendemos socializar neste trabalho as ações do Projeto Contexto, que tem auxiliado, desde 2017, reeducandos de um presídio de Blumenau no acesso à literatura de qualidade e, por meio dela, à remição de pena, bem como o desenvolvimento de seu letramento literário. Objetivamos ainda, por meio deste artigo, refletir sobre a importância das ações previstas para o terceiro ano do projeto: a implementação de círculos de leitura no espaço carcerário. 

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Biografia do Autor

  • Patrícia Gonçalves Jorge, Universidade Regional de Blumenau

    Graduanda em Letras na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

  • Karina Zendron da Cunha, Universidade Regional de Blumenau

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora da Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. 

  • Suelen Ramos, Universidade Regional de Blumenau

    Graduanda em Letras na Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

JORGE, Patrícia Gonçalves; CUNHA, Karina Zendron da; RAMOS, Suelen. Círculos de leitura e letramento literário em espaços de privação de liberdade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 20–37, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-47676. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47676. Acesso em: 18 abr. 2025.