A contribuição do pensamento de Anísio Teixeira para a formação do cidadão democrático na sociedade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2017-40525Palavras-chave:
Anísio Teixeira, Educação, Cidadania, DemocraciaResumo
Este ensaio visa investigar os fundamentos da educação brasileira, com pretensão em educar para a democracia, através do pensamento de Anísio Teixeira. A revisão bibliográfica, ora apresentada, trata de alguns aspectos de sua vida e obra necessários para a compreensão deste ensaio. Discorre-se sobre
a educação para a cidadania e democracia, conceitos balizadores do sistema educacional e por ele idealizados. Em meio a um cenário de desigualdades educacionais, discriminações, injustiças, pensamentos e ações dominantes, esse educador brasileiro lutou pela garantia de uma escola pública, universal e gratuita, entendida, por ele, como condição essencial para a democracia. Anísio também é apresentado como o idealizador da educação integral, em que prima pela indissociabilidade entre educação e vida, proporcionando as condições necessárias para o desenvolvimento de forma integrada. Nesse sentido, os escritos de Anísio Teixeira ainda se apresentam atuais e merecedores de serem visitados e estudados por formuladores de políticas para o sistema educacional brasileiro, gestores, professores e pesquisadores da educação escolar no país, uma vez que o projeto de democratização da escola pública brasileira ainda não se efetivou por completo, e, cada vez mais, tem-se a percepção que a educação é o caminho para a cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.