Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico

Autores

  • Lilian Lucy dos Santos Centro de Ensino Superior de Maringá
  • Diógenes Aparício Cortez Centro de Ensino Superior de Maringá
  • Sônia Cristina Vermelho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucia Elaine Ranieri Cortez Centro de Ensino Superior de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-rel02

Palavras-chave:

Educação e Ciências. Enfoque Ciência. Plantas Medicinais. Pedagogia de Projetos. Promoção da Saúde.

Resumo

A horta de plantas medicinais é um espaço para a saúde e o aprendizado sobre as plantas utilizadas na medicina popular e permite a difusão desse conhecimento para o tratamento de pequenas enfermidades. Esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver o protótipo de uma horta, em forma de mandala, de plantas medicinais com uso comprovadamente curativo. Espera-se que esse protótipo sirva de modelo para implantação e desenvolvimento em escolas da rede pública. Os estudos teóricos que fundamentam a proposta buscam a relação entre as práticas cotidianas do espaço e a simbologia da mandala, com uma pedagogia para dar suporte à proposta de uso da horta. Além desses aspectos, o estudo buscou promover uma correlação entre o conhecimento popular e as diversas formas de aplicação do conhecimento científico das plantas medicinais.

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Publicado

29-07-2015

Como Citar

DOS SANTOS, L. L.; CORTEZ, D. A.; VERMELHO, S. C.; RANIERI CORTEZ, L. E. Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 145–160, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28791. Acesso em: 6 ago. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência