Educação comunitária para a participação na gestão democrática de Organização Não Governamental/Ong

Autores

  • Deivis Perez Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art04

Palavras-chave:

Educação Comunitária, Gestão Democrática, Organizações não-governamentais.

Resumo

O presente texto advém de pesquisas realizadas em uma instituição de saúde localizada na cidade de União da Vitória, no Paraná, e tem como objetivo verificar como se configura a prática pedagógica dos docentes que atuam em classes hospitalares. A metodologia adotada foram observações e entrevistas com questões semiestruturadas para os/as professores/as. Atualmente, o professor tem um universo de múltiplas possibilidades de atuação, como presídios, assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas, empresas, sindicatos, programas televisivos, abrigos, entre tantos outros territórios educativos, dentre eles os hospitais. Essa diversidade de contextos educacionais tem mostrado que ensinar e aprender já não são mais ações restritas às escolas e que o papel do professor tem recebido outras nuances e se ampliado, assim como os campos para sua atuação. O professor já não é apenas um mediador do conhecimento, ele atende a diversas necessidades e passa a dar visibilidade a funções necessárias e que, até pouco tempo atrás, eram desconhecidas pela população e pelos próprios atores desse cenário tão brilhante que é a educação. A educação é direito de todos e dever do Estado e da família. O direito à educação se expressa como direito à aprendizagem e à escolarização, e toda criança e adolescente têm esse direito garantido, independente do período que irá passar no hospital. A classe hospitalar, além de garantir o direito ao acesso, à manutenção e à continuidade da escolarização, possibilita a redução dos riscos de fracasso escolar ou de evasão do sistema educacional na pós-hospitalização e o papel do docente neste contexto é primordial.

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Biografia do Autor

Deivis Perez, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Professor doutor do programa de pós-graduação em Psicologia e do departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da UNESP.

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

PEREZ, D. Educação comunitária para a participação na gestão democrática de Organização Não Governamental/Ong. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 49–64, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26948. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais